Benefícios dos antioxidantes!

Quando se fala em antioxidantes, a primeira coisa que nos vem à mente é que são poderosos contra o envelhecimento e combate aos radicais livres. Muito recomendados em tratamentos estéticos, estes nutrientes têm diversos outros benefícios!

Mas como agem os antioxidantes e quais as suas demais aplicações na saúde humana?

Durante o processo de envelhecimento os radicais livres são formados naturalmente pelo próprio metabolismo humano, sendo que no processo de envelhecimento extrínseco eles são produzidos por fatores exógenos como exposição à radiação ultravioleta, tabagismo, consumo de álcool, poluição, dentre outros.

A nutrição tem papel fundamental para a manutenção da função antioxidante, pois a produção das enzimas antioxidantes requer a presença de níveis adequados de minerais como zinco, cobre e selênio.

O interesse crescente no emprego de nutrientes antioxidantes visando, por exemplo, à melhoria geral da saúde e o retardo no processo de envelhecimento tem atraído a atenção da população em geral, que deseja saber quais são os benefícios da ingestão de suple­mentos antioxidantes. Vários estudos na literatura descrevem o uso de suplementos antioxidantes no tratamento de diversas patologias.

Os antioxidantes atuam em diferentes níveis na proteção dos organismos:

O primeiro mecanismo de defesa contra os radicais livres é impedir a sua formação, além de interceptar os radicais livres gerados pelo metabolismo celular ou por fontes exógenas, evitando a formação de lesões e perda da integridade celular.

Os antioxidantes obtidos da dieta, tais como as vitaminas C, E e A, os flavonóides e carotenóides são extremamente importantes na intercepção dos radicais livres.

Outro mecanismo de proteção é o reparo das lesões causadas pelos radicais. Esse processo está relacionado com a remoção de danos da molécula de DNA e a reconstituição das membranas celulares danificadas.

De acordo com a American Dietetic Association (Associação Dietética Americana), a melhor estratégia nutricional para pro­mover a saúde e reduzir o risco de doenças crônicas é a obtenção de nutrientes de uma grande variedade de alimentos. Os suplementos vitamínicos e de minerais são indicados desde que prescritos por nutricionistas ou médicos.

Juliana Castilho Alves

Nutricionista Clinlife

CRN 4524

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *