Benefícios do alho poró

O alho-poró é um vegetal que pertence à mesma família que as cebolas e os alhos. O alho-porro era já utilizado pelos antigos Egípcios, Gregos e Romanos que depois levaram o vegetal a diversas partes da Europa. Muito consumido principalmente na culinária do Egito e Médio Oriente, pode ser ainda conhecido pelos termos alho-francês, alho-macho, alho-poró, alho-porró, alho-porrô, poró, porro, porró, porrô, porro-bravo e porro-hortense.

Hoje em dia já é possível encontrar essa hortaliça em feiras, sacolões e alguns supermercados. Na hora da compra prefira os bem brancos, com a parte superior das folhas bem verdes e frescas. Você pode guardar na geladeira e usar no prazo de 3 a 5 dias. Utilize a parte branca e prefira consumir cru ou levemente aquecido para que conserve suas características naturais.

Geralmente ele é usado fatiado e pode ser preparado refogado ou assado. Procure deixar sempre al dente, para que não perca a e textura e o sabor. Fica uma delícia em recheios de tortas, suflês, risotos. Para os que não gostam de cebola, ele pode ser um ótimo substituto, já que o seu cheiro e sabor são mais suaves.

 6 Benefícios do alho poro:

Beneficio um: fibra

Alho-poró é uma das melhores fontes de fibra dietética, um tipo distinto de hidratos de carbono que passa pelo sistema digestivo humano e energiza muitas funções do corpo, incluindo a digestão e metabolismo.

Benefício 2: Ácido fólico

Alho-poró é rico em vitamina B9 conhecida como ácido fólico, que em última análise, ajuda o corpo a gerar novas células e mantém o sangue saudável para que ele possa oxigenar o corpo. Todas as pessoas precisam de ácido fólico nas suas dietas, mas é especialmente importante para a mulher que deseja tornar-se ou está grávidas.

Beneficio três: cálcio

Comer alho-poró em uma base regular também fornece cálcio para o organismo. Em termos gerais, o cálcio é um mineral que é essencial para a manutenção da saúde geral do corpo. O cálcio fortalece ossos e dentes em toda a sua vida e certifica-se de que seus músculos e nervos estão funcionando em plena capacidade. Cálcio também ajuda com a coagulação sanguínea adequada. Ao comer alho-poró, você pode ajudar a impedir o seu corpo de perder cálcio.

Benefício quatro: vitamina c

Alhos-porros e outros frutos e legumes abastecem o corpo com vitamina C, uma vitamina solúvel em água que ajuda o corpo a crescer e se desenvolver normalmente. Vitamina c ajuda o corpo a reparar o tecido e é necessária para a formação de colágeno, uma proteína que torna a pele, tendões, tecido cicatricial, vasos sanguíneos e ligamentos mais fortes. Também a vitamina c é um antioxidante, que ajuda bloquear alguns dos danos causados pelos radicais livres que resultam quando o corpo converte o alimento em energia. O acúmulo de radicais livres ao longo do tempo pode contribuir para o  envelhecimento e o desenvolvimento de determinadas condições de saúde. Porque a vitamina c é uma vitamina solúvel em água que se dissolve na água, o corpo não consegue armazená-la, expulsando sobras montantes através da urina. Portanto, é muito importante repor vitamina c diariamente, especialmente consumindo  através de alimentos, como alho-poró.

Beneficio cinco: potássio

Alho-poró é uma importante fonte de potássio, um mineral que equilibra o pH e os níveis de água do corpo e contribui para o crescimento muscular saudável, a função cerebral e a estabilidade do sistema nervoso. Potássio também desempenha um papel importante na taxa metabólica do organismo e é fundamental para o bom funcionamento dos órgãos, tecidos e células humanas. Felizmente, comer alimentos ricos em potássio, como o alho-poró, é uma maneira natural de dar o seu corpo um impulso de potássio.

Benefício seis: Natural saúde ajuda

Além de seus benefícios nutricionais, comer alho-poró também ajuda o corpo em determinadas necessidades medicinais. Alho-porro tem propriedades anti-sépticas, que ajudam a infecção de luta corporal, bem como benefícios laxantes. Alho-porro também ajuda mais baixo colesterol LDL e aumentar os níveis de HDL colesterol no sangue. Alho-poró reduz ainda o risco de câncer de próstata, cólon e ovário e contêm propriedades diuréticas.

 

Juliana Castilho

Nutricionista Clinlife

CRN 4524

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *