Biomassa da banana verde: alimento funcional excelente para a saúde.

 

Você já ouviu falar em biomassa da banana verde? 

Ela nada mais é que a banana verde cozida em panela de pressão e que traz inúmeros benefícios para o nosso organismo.

 Quais são os benefícios da biomassa de banana?

 

1.      Saúde do intestino

O amido resistente do alimento tem ação semelhante a das fibras, por isso a biomassa é eficaz para manter a saúde do intestino. Ajuda a nutrir a mucosa intestinal, regulando o funcionamento do intestino.

2.      Saúde do coração

Para quem tem o colesterol alto, a biomassa é uma boa aliada. Além de reduzir os níveis de LDL na corrente sanguínea, o alimento ajuda a diminuir os triglicerídeos e atua na redução da absorção de gordura.

 3.      Fonte de vitaminas

Rica em vitaminas A, B1, B2 e minerais essenciais como fósforo, magnésio e potássio, a biomassa também é um dos alimentos antioxidantes que agem na prevenção de doenças como o câncer, além de ajudar a combater o envelhecimento precoce.

4.      Controla a Glicemia e Previne Diabetes

Este é certamente um dos maiores benefícios da banana verde, pois além de auxiliar na regulação dos níveis de glicose ao ser ingerida, a banana verde libera açúcar na corrente sanguínea de maneira bastante gradual; o que impede uma grande variação das taxas de glicose e consequentemente mantém estável a liberação de insulina.

 5.      Alimento para quem tem restrições

Para quem tem restrições alimentares, como intolerâncias e alergias alimentares ou diabetes a biomassa é um alimento bem indicado. Além de diminuir a absorção de gordura e açúcar, ela é livre de traços de lactose e glúten, por exemplo.

6.      Emagrecimento

biomassa de banana verde ajuda a emagrecer porque, além de ser de baixo teor calórico, auxilia a inibir a absorção de glicose e gorduras. Enquanto isso, o amido promove sensação de saciedade prolongada, já que é digerido lentamente pelo organismo.

7.      Fornece energia

Para quem pratica atividade física regular a banana verde é uma ótima opção para ser consumida junto ao shake pré ou pós-treino, já que além de proteínas também contém carboidratos, que irão fornecer energia para os exercícios e para a recuperação muscular.

 8.      Melhora o humor

A banana é uma ótima fonte de vitamina 6 e triptofano, dois nutrientes essenciais para a síntese de serotonina, um dos neurotransmissores associados à sensação de prazer e bem-estar. Além disso, o triptofano pode ajudar a melhorar o sono, diminuir a vontade de comer doces e até mesmo evitar a depressão.

9.      Alivia os sintomas da TPM

Podemos encontrar na banana verde uma boa quantidade de magnésio e de vitamina B6. Enquanto a vitamina estimula a produção de serotonina (que por sua vez gera sensação de bem-estar), o magnésio melhora os sintomas da cólica e dor de cabeça. O mineral ainda ajuda a controlar a compulsão por doces, situação tão comum no período menstrual.

 Como podemos consumir a banana verde

Como contém muito tanino (substância que confere à fruta aquele gosto “marrento”), a banana verde deve ser consumida cozida ou na forma de farinha. Enquanto a banana cozida também conhecida como biomassa de banana verde costuma ser feita em casa, a farinha de banana verde pode ser encontrada à venda em supermercados e casas de produtos naturais.

Você pode utilizar a biomassa de banana verde no preparo de suco natural, pão integral, vitamina, tortas, sopas, maionese, mousses, muffins, etc.

 

Luana Gomes de Melo

Nutricionista Clinlife

CRN 5963

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *