Boa noite

Você já se pegou a noite com uma vontade enorme de comer um doce, pão, massa ou chocolate? Ou então é daquelas pessoas que só de ver  um doce já sente a boca salivar; e aquele desejo incontrolável de comer bate forte? Pois bem este é um texto especialmente escrito para você. A origem da vontade por doces está intimamente relacionada ao nosso cérebro e para ser mais precisa a um neurotransmissor que é a serotonina.
A questão é que quando comemos alimentos açucarados nosso cérebro estimula a produção deste neurotransmissor que está intimamente relacionado  à  sensação de bem-estar.

 Como todas as pessoas gostam de ficar mais alegres e dispostas, é natural que busquemos estimular a toda hora a liberação de serotonina!
Por isso podemos perceber pessoas que quando ficam ansiosas parece desenvolver uma boquinha nervosa ou mesmo pessoas que depois que terminam um relacionamento, se escondem atrás de uma montanha alimentos açucarados tentando amenizar sua dor.

É fato que quando há uma baixa nas taxas de serotonina a tendência a comer doces aumenta consideravelmente uma vez que ninguém quer se sentir mal.
Uma taxa de serotonina dentro dos padrões de normalidade facilita a sensação de saciedade e bem-estar, uma vez que sabemos que  algumas vezes não se tem fome mas sim apetite.E o mesmo é da ordem do desejo.

O desejo de comer doces  pode ser sinalizar a baixa nos níveis de  açúcar no sangue, o que pode caracterizar um quadro hiperglicêmico,  fazendo com que o desejo por doce fique ainda maior. O organismo torna-se vítima de um efeito gangorra, no qual os níveis de açúcar no sangue sobem e descem desequilibradamente.

As alimento ricos em açúcar e a farinha refinada por exemplo, provocam aumento rápido da glicose, em contra partida também sofrem  uma queda rápida também. Isso faz  crescer a vontade de ingerir mais esses alimentos gerando episódios de compulsividade alimentar. É por isso que, se você começar a comer um doce, ou um pão branco, ou um chocolate, acaba querendo mais depois.

 Portanto, a melhor maneira de manter seus níveis de seratonina em ordem e assim controlar a vontade de comer grandes quantidades de doces  é saber equilibrar o consumo desses  alimentos com os demais de nossa variedade. Além podemos contar com a ajudar de outras atividades que nos forneçam a sensação de bem estar. Afinal a vida não precisa só de sabor ela pode ter cor e movimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *