Café da manhã – Uma escolha saudável!

Durante o tempo que passamos dormindo, nosso corpo enfrenta um longo período em jejum, apenas gastando a energia que está armazenada e disponível. Esse fator tem como resultado uma diminuição das reservas de “combustíveis” essenciais para o funcionamento do organismo.

Sabendo disso, o cérebro envia sinais para todo o corpo economizar energia durante esse período, tendo como conseqüência uma diminuição do metabolismo. Com isso, o café da manhã se torna uma das principais refeições do dia, servindo como uma forma de repor as energias perdidas durante o período de sono, fornecer energia para começar o dia e normalizar o nosso metabolismo.

Porém, com o dia-a-dia corrido e cada vez tendo menos tempo devido ao estilo de vida adotado pela maioria das pessoas, essa refeição, na maioria das vezes, é esquecida por muitos.

Estudos recentes demonstraram uma forte relação entre o aumento de sobrepeso e obesidade em pessoas que não realizam o café da manhã. Isso pode ser explicado pelo fato do organismo ficar um longo período em jejum, entendendo assim que há necessidade de preservar energia, gastando o menos possível para a realização das tarefas básicas.

Outro aspecto importante a ser observado é que, quando se pula essa refeição, as escolhas alimentares na próxima refeição acabam sendo por alimentos mais calóricos e gordurosos.

Além de ser uma refeição gostosa, é fundamental realizar um café da manhã adequado para ter mais energia durante o dia e uma vida mais saudável. Não é necessário ser uma grande refeição, mas sim uma porção de nutrientes capaz de estimular o metabolismo e fornecer energia para as diversas funções específicas do organismo.

O que não deve faltar no café da manhã?

Cereais integrais: pães e biscoitos integrais são boas fontes de carboidrato, nutriente responsável pelo fornecimento de energia; e de fibras, que auxiliam o bom funcionamento intestinal e ainda previnem doenças;

– Leite e derivados: fornecem proteínas, que são responsáveis pela formação e manutenção dos tecidos, e ainda fornecem cálcio, que é um mineral importante na formação e manutenção do tecido ósseo e na contração muscular;

– Frutas e sucos de frutas: fornecem vitaminas e minerais, responsáveis pela regulação de diversas funções no organismo.

 

Fonte: texto adaptado do site RGNutri – Identidade em Nutrição

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