Calor e alguns cuidados com a saúde

 

A estação mais aguardada do ano chegou no último dia 21/12.O VERÃO. Temperaturas altas, roupas leves, praia, piscina, passeios ao ar livre, festas com família e amigos, férias. Podemos dizer que é uma época em que as pessoas parecem se tornar até mais felizes.

Mas mesmo com tantas coisas boas que vivemos nessa época do ano alguns cuidados devem ser tomados também. Por exemplo, você já parou para pensar na sua cozinha? A cozinha é um local em que temos que nos preocupar sempre com a higiene, pois é onde guardamos a maioria dos alimentos da casa, e principalmente nessa época do ano por causa das altas temperaturas a proliferação de bactérias pode ser maior.

Por isso alguns cuidados são necessários:

– Lave bem os utensílios de cozinha e não se esqueça de guardá-los bem secos. Utensílios como colher de pau, por exemplo, são ótimos para proliferação de bactérias, pois essas se fixam nas ranhuras da colher e são de difícil acesso na lavagem e ao reutilizar essa colher pode haver a contaminação dos alimentos.

– Não deixe alimentos fora da geladeira por muito tempo. Por causa do calor os alimentos estragam mais rápido, o que pode causar se ingeridos, sérios problemas gastrointestinais.

– Mantenha a pia seca. O ambiente úmido favorece o crescimento de bactérias.

– Lixeira na pia não é uma boa idéia. Os restos de alimentos que são jogados nela podem contaminar os outros que vão ser usados para ingestão quando estes são preparados próximo ao local. O ideal é ter uma lixeira no chão.

E já pensou na alimentação?

Tome cuidado com alimentos crus. Saiba da procedência e procure perceber se estão realmente frescos. Com o calor esses alimentos podem estragar com mais facilidade e causar danos à saúde.

– Prefira alimentos ou bebidas geladas. Eles ajudam a refrescar e por isso causam sensação de bem-estar.

– Tome cuidado também com os alimentos vendidos pelos ambulantes da praia. Procure perceber se eles estão bem refrigerados.

– Na dúvida dê preferência à água mineral, e não se esqueça de se hidratar bastante. Além da água os sucos de frutas e a água de coco são ótimas opções, pois são refrescantes e saudáveis.

E a pele?

– Todo mundo sabe que é indispensável o uso de protetor solar diariamente. Nesta época do ano esse cuidado merece ainda mais atenção, pois frequentamos mais os lugares onde ficamos expostos aos raios ultravioletas como praias, piscinas, clubes ou praças. Por isso passe o protetor solar e lembre-se sempre de reaplicá-lo em um intervalo de duas a quatro horas dependendo do horário e do tipo de pele.

– Além do protetor não se esqueça de usar objetos como óculos escuros, bonés, viseiras ou chapéus, que também ajudam na proteção contra os raios solares.

E se alguma coisa passar despercebida?

– Não espere. Procure atendimento médico, pois é uma época em que os índices de desidratação, infecção alimentar e insolação aumentam.

Tomou todos os cuidas? Então é só aproveitar essa estação extremamente alegre!!

Luisa Sabino

Educadora Física

CREF:020076-G/MG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *