Calorias: as ceias de natal e ano novo têm?

 

Chegaram às festas de fim de ano, e com elas os pensamentos de se comer excessivamente. Quem é que não espera por esse momento o ano todo… panetones, chester, peru, leitoa, carneiro, tender, bebidas, castanhas, nozes e diversas sobremesas numa mesa bem farta.

Mas é nessa época que toda a conquista e toda mudança realizada durante o ano vão embora, pois o descontrole pode fazer com que muita gente recupere o peso que demorou meses para conseguir perder, devido há não se controlarem.

Ai, depois que passa as festas começa tudo novamente. Será que esse é o caminho correto? Será que nosso organismo precisa disso? Será que não vale à pena pensar um pouco mais antes de exagerar? Será que contabilizar as calorias não ajuda?

Os ingredientes principais das ceias de Natal e Ano-Novo podem ser bem calóricos, pois são compostos por alimentos ricos em carboidratos e gordura. Então, vamos nos atentar para o valor energético e para o tamanho das porções das comidas mais tradicionais no final do ano para não se assustar com a balança depois.

 ·         Carnes

Nas mesas de final de ano as carnes não podem faltar! Veja quantas calorias têm nas mais tradicionais:

Chester – 125 cal em 75 g (4 fatias finas)
Lombo – de 151 cal a 171 cal a cada 100 g (4 fatias finas ou 2 grossas)
Pernil – de 144 cal a 180 cal a cada 100 g (4 fatias finas ou 2 grossas)
Peru – 93 cal em 100 g (3 fatias e meia)
Tender – de 130 cal a 196 cal a cada100 g (4 fatias finas ou 2 grossas)

 ·         Bebidas Alcoólicas

Champanhe – 1 taça (125 ml) contém 85 cal

Cerveja – 1 lata (300ml) contém 125 cal

Vinho – 1 taça (100 ml) contém 75 cal

 ·         Arroz com passas

Misturar o tradicional arroz branco com essa frutinha seca é muito comum na culinária natalina. 01 colher de sopa oferece 45 cal.

·         Lentilha

Faz parte de algumas superstições comer o grão para dar sorte ao ano que se inicia. E ele tem propriedades nutricionais bastante valiosas: é rico em ferro, o que garante energia ao nosso corpo, ajuda no bom funcionamento do intestino e ainda previne o organismo de algumas infecções. Em 01 concha média (120 g) de lentilha há entre 150 cal e 160 cal.

·         Farofa

Acompanhamento ideal, as farofas oferecem aproximadamente 150 cal em cada colher de sopa. Fique de olho!

·         Rabanada

O doce é típico desta época. Há quem fique esperando o ano todo só para saborear essa delícia. Mas cuidado! A guloseima, que é feita passando pão adormecido em uma mistura de leite com leite condensado, frito e depois polvilhando canela e açúcar, tem, em média, 155 cal cada uma! Fique de olho se vale a pena comer…

·         Panetone

O tradicional com frutas cristalizadas tem em média 280 cal em 1 fatia de 80 g. Mas como as opções de sabores são bem variadas, veja quantas calorias tem o seu favorito para controlar melhor a balança.

Observando e contabilizando essas calorias, com certeza você conseguirá se atentar se vale ou não a pena recuperar o peso durante a época de festas. Vamos fazer boas escolhas pois devemos valorizar nosso esforço!!!

 

Alcimara Macieira

Nutricionista Clinlife

CRN 4284

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