Caminhada x Dores nos pés

Sentir dores nos pés durante ou após a caminhada pode estar relacionado ao tipo de pisada que cada indivíduo tem.  A observação desse aspecto e de outros como a utilização de um tênis adequado podem ajudar a reduzir os sintomas de dor e prevenir para que lesões não apareçam.

Pessoas que sentem muitas dores na parte interna ou externa dos pés durante exercícios físicos, principalmente durante a caminhada e corrida, podem estar distribuindo o peso do corpo de forma irregular para alguma área específica do pé durante a deambulação. Esse aspecto está relacionado principalmente ao formato do pé e ao tipo de pisada que o indivíduo tem enquanto caminha.

Existem três tipos de pisadas: pronada, supinada ou neutra. A pisada pronada ocorre quando o indivíduo concentra o impacto na parte medial (interna) dos pés, essa pisada é muito comum em pessoas com pé chato e podem causar dor e ou lesões na parte interna dos calcanhares e pés. Pisada supinada, nesse tipo de pisada o indivíduo concentra o impacto na parte lateral (externa) dos pés, essa é uma característica de quem tem pés cavos e pode causar dor e ou lesões na parte externa dos pés. Pisada neutra essa pisada é a mais correta e o indivíduo consegue distribuir o impacto igualmente em todas as regiões dos pés.

A carga distribuída de forma irregular para uma das partes dos pés pode afetar também as articulações dos joelhos, quadris e coluna. Na prática isso poderá causar uma fratura por estresse mesmo que a pessoa não sofra nenhum tipo de impacto extra.

Para evitar que isso ocorra é necessário fazer um estudo do pé antes de comprar um tênis para praticar esportes. Para pés com pisadas supinadas o mais indicado é que o tênis seja macio em toda sua extensão, principalmente na parte dos calcanhares. Os pés com pisadas pronadas devem contar com um reforço na parte interna do pé. A utilização de um calçado inapropriado pode causar dores na sola dos pés podendo evoluir para um fascite plantar.

Outras dicas para um bom caminhar: durante a caminhada inicie a pisada com a parte da frente dos pés, sem sobrecarregar os dedos, em seguida, pise com o calcanhar e passe o peso do corpo novamente a parte da frente dos pés terminando com o apoio dos dedos. Durante a transferência de peso para todas as regiões dos pés certifique-se de que não está sobrecarregando uma parte mais do que a outra e mantenha sempre a coluna ereta.

Se você já sente dores nos pés, joelhos e quadril, procure um ortopedista antes de iniciar as atividades físicas e mãos a obra!

2 Comentários


  1. Gostei da materia, eu sinto dores fortes nos pes na parte cental dos pes ja nao sei o que fazer , ja troquei tenis, mas a dor continua cada vez mais complicada, nao a guento caminhar longa distancia, nem correr. Alguem pode me dizer o que posso mais fazer?


  2. Olá, é importante, em primeiro lugar você ir a um ortopedista para que ele possa diagnosticar com precisão o que está acontecendo. Pode ser que você tenha fasceite plantar que é uma inflamação na fascia (faixa de tecido conjuntivo que prende o calcâneo ao dedo do pé) na sola do pé. Essa inflamação a longo prazo pode resultar em fibrose e até degeneração da fascia, por isso, a importância de se consultar um médico. Se acaso ele diagnosticar fasceite plantar ele, provavelmente vai passar um medicamento e fisioterapia.

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