Carnaval e alimentação saudável são absolutamente compativeis… Que saber como?

 

Você é daqueles foliões que brincam em vários blocos, desfilam em escola de samba e ainda tem fôlego para acompanhar o trio elétrico na quarta-feira de cinzas? Então, com certeza vai precisar de muita energia.

E, para isso é importante ter uma alimentação equilibrada e saudável, coisa que normalmente não preocupamos neste período. Muitos largam de lado, chutam o balde e se esquecem de tudo que conseguiram alcançar e evoluir durante meses.

O mais comum é que nos quatro dias de carnaval esqueçamo-nos de cuidar da nossa alimentação.

Pensamos somente nas festas e na folia e muitas vezes não lembramos que o nosso organismo está constantemente precisando de cuidados, e que a alimentação e a hidratação têm papéis fundamentais na nossa saúde e no nosso bem-estar.

É de extrema importância termos uma atenção especial à alimentação durante esses dias. Freqüentemente abusamos, além da resistência física, do consumo alimentar e de bebidas alcoólicas.

Normalmente a cerveja, alimentos gordurosos, como cachorro quente, cheeseburger e batata-frita, são consumidos durante e depois das festas devido à sua praticidade.

Mas o primordial; não levamos em consideração. Nosso corpo já está limpo destes alimentos e desacostumado desse tipo de escolha.

Então é fundamental ter em mente e colocar em prática nosso hábito conquistado evitando alimentos muito gordurosos, tais como salgadinhos fritos que prejudicam a digestão e pode provocar sono.

Maior cuidado, ainda mais que neste período os cuidados com a condição de higiene dos alimentos ficam comprometidos, o que aumenta a chance de causarem uma infecção intestinal.

A idéia de manter uma refeição equilibrada com porções adequadas de carboidratos, proteínas, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais é o mais seguro tanto para o equilíbrio do peso quanto para não perdermos o ritmo saudável do corpo.

A hidratação adequada é outro item indispensável antes, durante e após a folia do carnaval.

A ingestão de 2 litros de água dia já é necessária em dias comuns, neste período a necessidade é ainda maior.

Principalmente se você consumir bebida alcoólica, devido algumas terem ação diurética a atenção especial para repor o líquido perdido, pois você elimina não somente água, mas também vitaminas e sais minerais.

Essa perda excessiva pode ser a causa daquela famosa ressaca, conseqüência da perda de nutrientes. Uma dica bem legal se você for beber é intercalar a bebida alcoólica com água e refeições bem leves.

Para ajudar a recuperar suas energias e também na hidratação é recomendado fazer pelo menos 06 refeições por dia.

Entre o desjejum (café-da-manhã), e a ceia com lanches pequenos e bem saudáveis durante as grandes refeições dando preferência aos sucos, frutas e água de coco.

No café-da-manhã procure consumir pequenas porções de cereais integrais, pães integrais ou com fibras, leite desnatado e frutas.

No almoço e jantar procure consumir peixe ou frango (sem pele) grelhado, verduras e legumes também em pequenas porções.

Antes de sair para a folia faça uma pequena refeição saudável e evite os alimentos muitos gordurosos retardam o esvaziamento gástrico e dificultam a digestão, você não quer nenhum incomodo durante a diversão.

Então, devemos aproveitar o momento do carnaval entre folias e diversão para colocarmos em pratica todo aprendizado que temos até agora.

E, fique atento para cair na folia sem prejudicar a saúde e os seus objetivos traçados, garantindo uma festa inesquecível.

Só não se esqueça de festejar com responsabilidade.

Alcimara

Nutricionista – Clinlife

CRN: 4284

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