Chegaram as Férias, e agora? Como faço para continuar com meu exercício físico?

É muito comum quando chega o período de férias e o nosso pensamento só se volta para o relaxamento da mente e do corpo querendo somente ficar de pernas para o ar e esquecer tudo e de todos os envolvidos no nosso cotidiano.

Para que as nossas férias não se torne monótona e nem mesmo um salto para o sedentarismo é importante manter o mínimo do treino que você vinha fazendo para que seu corpo continue preparado.

Os sinais da falta de treino e do sedentarismo logo aparecem no 2º e 3º dia de sedentarismo, o principal grupo muscular a sentir é o das costas mais próximo a região sacral, lombar para ser mais exato, músculo que é um dos responsáveis de manter o nosso corpo em posição ereta, logo se pode perceber as pernas e pescoço. Tudo é sinal da falta de estimular o corpo com o exercício físico que estava habituado. Ficar sete dias em pleno sedentarismo equivale a um mês de destreino, pois com a escassez da estimulação dos músculos acontece à atrofia muscular (diminuição da densidade da fibra muscular), aumento de adipócitos (gordura corporal), diminuição da taxa metabólica basal (gasto de calorias em estado de repouso), dentre outros processos bioquímicos e fisiológicos no corpo que são atrapalhados pela falta de estimulação durante um determinado período.

Então é de suma importância continuar com o mínimo de treinos por semana, três seria o ideal para manter a sua saúde durante as suas férias e não deixar que o sedentarismo tome conta do seu corpo para que a volta ao trabalho e aos treinos seja com mais eficiência.

Segue algumas dicas:

Corra na Praia

Faça uma proporção corrida/caminhada de 2 minutos correndo e 1 minuto andando. No primeiro dia, corra 1 km. A cada dia, acrescente dois ou três segmentos de corrida/caminhada, conforme seu tempo permitir. Mas cuidado: evite as praias de tombo. A inclinação castiga as articulações.

Em Trilhas

Planeje caminhadas diárias em grupo e faça a seguinte brincadeira: caminhe rapidamente à frente das pessoas por 1 ou 2 minutos e depois corra por 1 ou 2 minutos. Então vire-se para eles e corra de volta até onde estão. Faça uma pausa para descanso e então repita quantas vezes conseguir.

Na Estrada

Mesmo durante a viagem, você pode se exercitar. Use a roupa de corrida no carro e, quando parar em postos ou restaurantes, caminhe por 1 a 2 minutos, e então corra por 5 a 10 minutos. Repita essa sequência até a hora de prosseguir com a viagem.

No Parque de Diversões

Explore as possibilidades. Há vários hotéis conectados a parques como a Disneylândia que têm áreas próprias para corrida, e às vezes é possível ir correndo do quarto onde você está hospedado até o parque. Peça informações sobre percursos à equipe do hotel.

Na Cidade

Mantenha em alta o nível de energia. Faça caminhadas, visite parques, ande de skate pelo bairro ou em pistas locais e, quando as crianças forem pedalar, corra ao lado das bicicletas. Se seu filho pratica algum esporte, corra em torno do campo onde ele está treinando.

1 comentário


  1. Eu concordo!! Sou praticante de parkour e se eu fico 3 dias parado, já começa a doer tudo!
    E ainda perco muito do desempenho no treino…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *