Comece o ano se exercitando e colha muita saúde o ano inteiro!

Começo de um novo ano, metas novas, agora é só colocar em prática. E para quem prometeu começar o ano se cuidando mais, é hora de pensar em iniciar uma atividade física. Selecionei algumas dicas importantes para começar os exercícios físicos com o pé direito:

 

1-     Se você tem mais de 35 anos e pretende iniciar uma atividade física é importante procurar um médico, fazer um check-up e só depois da liberação do profissional iniciar as atividades.

2-     A escolha da atividade física é tão importante quanto fazer o exercício corretamente. Escolher uma modalidade que não seja prazerosa pode acabar na não realização da atividade. Executar os exercícios deve ser algo prazeroso para a vida, portanto pesquise, faça aulas experimentais e só depois escolha a atividade que te dê prazer em executar.

3-     Determine os dias da semana em que você deseja se dedicar a atividade escolhida.

4-    Procure profissionais de educação física para orientá-lo durante os exercícios. Somente esse profissional é capacitado devidamente para orientar uma atividade física com segurança e em conformidade com seus objetivos.

5-  Faça uma avaliação física, ela é importante para ajudar a traçar seus objetivos e para saber se eles estão sendo alcançados.

6-     Providencie equipamentos necessários à execução dos exercícios que você pretende praticar, lembre-se de utilizar roupas leves, tênis ou sapatos adequados, capacetes, etc., dessa forma você pratica atividade com segurança.

7-     Coma alimentos leves 30 minutos antes da atividade física, não vá se exercitar em jejum! Lembre-se! Isso pode ser arriscado!

8-     Beba água antes, durante e depois dos exercícios e pratique atividade física em lugares arejados. Caso a atividade dure mais de 1hora e meia tome bebidas isotônicas para ajudar a hidratar e repor os eletrólitos que são perdidos no suor.

9-     Alongue-se antes e depois das atividades! Você se sentirá mais relaxado após os alongamentos e, além disso, existe a possibilidade de melhorar a amplitude de movimento das musculaturas alongadas.

10- No início da prática de qualquer atividade física é necessário ir devagar para que não haja problemas de lesões. Sinta a capacidade do seu corpo e não ultrapasse esse limite.

11- Evite faltar nos dias de treino. Coloque o seu treino como prioridade e seja freqüente. Uma falta pode fazer você desistir de continuar o resto do ano!

12- Trace metas reais de serem alcançadas junto ao seu professor de educação física e corra atrás para conseguir os resultados. A cada meta alcançada comemore! As metas e seus resultados o estimularão a continuar!

13- Faça amigos no local de treino. Eles com certeza vão te estimular a não desistir dos objetivos.

Seja persistente! Os resultados virão como conseqüência da sua dedicação! Inicie o ano praticando uma atividade física, seja persistente e finalize o ano com mais saúde!

Flávia F Simão

Educadora Física – Clinlife

CREF 015957-G/MG

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