COMO APROVEITAR AS FESTAS JUNINAS SEM EXAGERAR?

   Estamos no mês de junho, mês da típica festa brasileira que junta famílias em volta de brincadeiras, quadrilhas, correio elegante prendas, musicas e MUITA comida.  As festas juninas são repletas de alimentos calóricos e guloseimas de todos os tipos: Maçã do amor, pá de moleque, canjica, milho verde e entre outras. Para quem está em tratamento contra obesidade ou sobre peso, o período requer atenção para não cair nas “tentações” das festas juninas. Para aproveitar os deliciosos pratos dessa festa, sem sabotar a dieta e ainda manter a alimentação saudável, vou dar dicas de melhores tipos de preparações:

 

Pé de Moleque de Micro-ondas

Rendimento: 13 porções Calorias por porção: 133 Kcal

Ingredientes: 2 colheres (sopa) de adoçante de forno e fogão 2 colheres (sopa) glucose de milho 1/2 xícara (chá) água 250 g amendoim (sem casca) torrado e triturado (deixe alguns inteiros) 1 pitada sal 2 colheres (sopa) margarina light óleo para untar a forma 1 colher (chá) bicarbonato de sódio Modo de Preparo: Misture o adoçante, a glucose de milho, a água e leve ao micro-ondas por 12 a 15 minutos, em potência alta, mexendo a cada 4 minutos até formar uma calda grossa e dourada. Junte o amendoim, a margarina e o bicarbonato, mexa bem e espalhe em forma untada. Depois de frio, corte em pedaços.

O amendoim traz diversos benefícios à saúde, pois contém vitamina E, é um poderoso antioxidante e sua gordura é muito importante. É através dessa gordura que as vitaminas A, D, E e k são absorvidas. A iguaria é também rica em proteínas e em gorduras monoinsaturadas, que ajudam a reduzir o mau colesterol (LDL).

 

Canjica Light

Rendimento: 12 porções Calorias por porção: 232 Kcal

Ingredientes: 500 g de milho para canjica 1 1/2 xícara (chá) de leite em pó desnatado 1 e 1/2 xícara (chá) de água 4 xícaras (chá) de leite desnatado 1 xícara (chá) de adoçante de forno e fogão 1 vidro de leite de coco light 2 paus de canela grandes 5 cravos da índia 1 colher (sopa) de margarina light Modo de

Preparo: Deixe os grãos de molho em água, de véspera. Cozinhe-os em água suficiente (cerca de uma hora e meia a duas horas em panela comum, 30 a 45 minutos em panela de pressão), com o cravo e canela. Bata o leite com o leite em pó, o adoçante e o leite de coco, no liquidificador. Quando os grãos estiverem macios, junte o batido de leite e a margarina e deixe ferver, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo. Ferva por cerca de 10 minutos e desligue o fogo. Deixe descansar por uma hora, antes de servir.

A canjica é fonte de fibra dietética, contém baixos índices de colesterol e pequena porção de gordura saturada, porém, com ingredientes como leite, leite de coco e açúcar, este é um dos alimentos mais calóricos da época. Mas na canjica light utilizamos leite desnatado, margarina light e deixamos a preparação BEM MAIS SAUDÁVEL!

 

Shellen Pollyanna

Nutricionista – CRN 14676

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