Como assim? O Corpo queima gordura mesmo após o Exercício?!

 

Sim, este efeito é chamado de EPOC (Excesso de Oxigênio Consumido Após o Exercício), é a resposta do organismo ao treinamento de Média e Alta intensidade. Após o treinamento com pesos, corrida ou até a combinação dos dois, o nosso corpo aumenta o consumo de oxigênio e a Taxa Metabólica Basal (que é o gasto energético diário do nosso organismo para realizar a manutenção e manter o funcionamento das funções fisiológicas). Esse aumento do metabolismo e do consumo de oxigênio por algumas horas aumenta o gasto de calorias em repouso ao longo do dia.

Quer um exemplo?

E como se você deixasse as crianças brincar dentro de casa (este seria o momento do seu treinamento), elas vão bagunçar tudo, tirar tudo do lugar, sujar, até quebrar umas louças. Depois da brincadeira, você vai ter que arrumar a casa, vai demorar a colocar tudo de volta no seu devido lugar (este seria o efeito EPOC) que lhe custará muita energia gasta por um bom tempo!

Os exercícios de musculação causam micro-lesões nas fibras musculares e comprometem muito o equilíbrio metabólico do corpo. Para realizar a reparação da musculatura o metabolismo permanece acelerado. Boa parte da energia necessária para ressíntese muscular é retirada da gordura corporal, promovendo assim um aumento na queima de gordura e emagrecimento, sem prejudicar a massa muscular.

Ao contrário do que muitos pensam a musculação não é apenas uma atividade para aumento de massa muscular ou condicionamento físico, mas também, auxilia de maneira considerável em um programa físico de emagrecimento.

Os exercícios aeróbicos como Corridas, Natação, Ciclismo de media (30’minutos) e longa (1 hora) duração também contribuem para o efeito EPOC, sua demanda energética para manter as funções fisiológicas durante o exercício são altas levando ao consumo de gordura corporal durante ou até mesmo após o exercício.

Alguns estudos sugerem que o EPOC provindo da combinação EXERCICIOS AERÓBICOS + MUSCULAÇÃO e seu efeito cumulativo durante a semana, podem ter um impacto positivo no quadro de redução da obesidade, chegando a possíveis 24hs de gasto energético e queima da gordura corporal  após o treinamento.

Jorge Maciel

Educador Fisico Clinlife

Cref : 016511-G/MG

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