COMO DIMINUIR A TENSÃO MUSCULAR?

A modernidade trouxe suas doenças associadas: estresse, depressão que são causas para dor e tensão muscular frequente, especialmente nas regiões da coluna (cervical, torácica, lombar e sacro) e ombros.

A tensão muscular é uma das maiores reclamações ouvidas pelos profissionais da saúde no dia-a-dia, ela é usada como um indicador do estresse físico e emocional e tem como função primária preparar o corpo para uma situação de defesa e fuga. 

Devida à ligação extremamente próxima entre corpo e mente, tensão mental implica em tensão muscular e tensão muscular implica em tensão mental.

FATORES QUE PODEM ESTAR ASSOCIADOS AO AUMENTO DA TENSÃO MUSCULAR

  • Má postura: leva ao encurtamento muscular e estes quando forçados a um alongamento podem causar dor.
  • Bruxismo: ranger ou o apertar dos dentes que podem ocorrer pela contração muscular crônica.

Todos sabem que o exercício físico melhora a saúde, pois ele proporciona sensações de prazer (devido à liberação natural de hormônios que combatem a dor e promovem o relaxamento muscular), autocontrole e, quando praticado regularmente pode mesmo ajudar a controlar o estresse, a tensão muscular e tantas outras doenças crônicas e da pós-modernidade.

Se a alegação for a falta de tempo ou que tempo é dinheiro, praticar exercício físico é o maior investimento na sua saúde e quem não tem tempo para promover a saúde certamente será parado para recuperar a saúde.

Natália Francisca Louredo

Profissional de Educação Física

CREF 026778-G/MG

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