Como fazer trocas inteligentes na cozinha

Resultado de imagem para cozinha saudavel

Para termos uma alimentação mais saudável, o primeiro passo é começar organizando a cozinha, precisamos planejar bem as compras do supermercado e a nossa rotina. Para isso acontecer é essencial optarmos por alimentos mais saudáveis e deixarmos de lado os alimentos que nada vão acrescentar à nossa saúde e ou irão nos prejudicar.

Começando pelo preparo dos alimentos é muito importante evitarmos o óleo de soja e coco, já que são ricos em gordura saturada. Prefira o óleo de canola, pois possui uma quantidade adequada de gorduras poli insaturadas (ômega 3 e 6), e para salada, molhos ou saltear alimentos, utilize o azeite extra virgem.

Também para diminuir a ingestão de gordura saturada e prevenir doenças cardiovasculares, dislipidemias e o aumento do peso, substitua a maionese e o creme de leite por iogurte desnatado em molhos para saladas e preparações quentes como estrogonofe.

O consumo de temperos prontos como caldos de carne, molhos e etc, são ricos em sódio e devido a quantidade excessiva de aditivos químicos é cancerígeno, portanto utilize alho, cebola, ervas finas, pimenta do reino, caiena para agregar sabor na sua preparação. Bata o sal com ervas finas variadas e utilize no preparo das refeições, assim aumentará o valor nutricional do prato e diminuirá a quantidade de sódio.

Os adoçantes xilytol e stévia são os mais naturais do mercado, ou seja seu consumo não oferece riscos a saúde a longo prazo e podem ser consumidos por diabéticos. Além desses temos algumas opções de açúcares saudáveis também, como a calda de agave, seu sabor é bem parecido com o do açúcar, possui uma quantidade de calorias semelhante a do mel, porém tem alto poder de adoçar, é rica em cálcio, magnésio, ferro, potássio e possui baixo índice glicêmico, diferente do açúcar e do mel. O açúcar de coco também é uma excelente opção.

Prefira o arroz integral e lembre-se que temos também vegetais, como mandioca, batata doce, inhame e baroa para substituir os carboidratos simples como arroz branco, macarrão e a batata inglesa. Essas opções citadas possuem mais fibras, maior valor nutricional e menor índice glicêmico, prevenindo o aumento da glicemia e triglicérides.

Beba sucos naturais, água com gás e limão, evitando ao máximo o consumo de refrigerantes, inclusive o zero, estes contêm quantidades elevadas de sódio e substâncias cancerígenas.

 

Nutricionista Ludimila Oliveira

Clinlife CRN 13325

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *