Como o exercício físico pode ajudar na ansiedade

Com a rotina do cotidiano, muitas pessoas se tornam ansiosas ou deixam seus sintomas aflorar. Trabalho, trânsito, rotinas de casa, cuidados com os filhos, problemas familiares, etc. São diversas as rotinas que, muitas vezes, uma pessoa tem que dar conta. O acúmulo de tarefas e ou à falta de um ‘tempinho’ para você cuidar da saúde, fazem com que a ansiedade se torne cada vez mais comum entre as pessoas.  Mas o que é a ansiedade?  Quais são os sintomas que ela causa?

A ansiedade se caracteriza por alguns estados emocionais que envolvem sentimentos desagradáveis como tensão, angústia e em alguns casos, sofrimento. Tais aspectos podem causar sintomas como taquicardia, disfunções do sono, excesso de sudorese, vertigens, distúrbios gastrintestinais, náuseas, etc.

Em muitos exercícios ocorrem à liberação de substâncias que podem ajudar bastante as pessoas que sofrem de ansiedade. A endorfina e a dopamina, são exemplos de substâncias liberadas em maior volume no seu organismo, quando você realiza exercícios de forma regular. Elas propiciam um efeito de tranquilidade, relaxamento e maior equilíbrio psicossocial. Outras melhoras fisiológicas e metabólicas que os praticantes de exercício físico possuem, são a maior liberação por neurotransmissores de serotonina. Substância essa, que aumentam a sensação de prazer no organismo.

O exercício físico feito de forma regular vai atuar na melhoria de diversas funções do seu organismo. Ele atua promovendo melhoras nos sistemas cardíaco, respiratório, gastrintestinais, atuam nos sistemas nervoso simpático/parasimpático, promovem atuações do sistema endócrino, etc.

Muitos estudos mostram que os exercícios anaeróbicos (ex: musculação, treinamento funcional) com intensidade moderada, combinados com exercícios aeróbicos (ex: caminhadas, andar de bicicleta) com características moderadas, ajudam pacientes com distúrbios de ansiedade reduzir esses sintomas. Essa prática deve ser regular e recomenda-se procurar um profissional de educação física, para prescrever os exercícios corretos de acordo com o perfil do indivíduo.

Outra atividade que contribui muito para saúde mental é o Yoga.  Na ansiedade, essa atividade ajuda a controlar a respiração diafragmática e conhecer um pouco mais sobre o autocontrole do relaxamento. O Yoga é uma atividade saudável que trabalha corpo e mente, proporcionando muitos benefícios aos praticantes.

Se você é uma pessoa que é ansiosa, vale à pena experimentar todas essas dicas. Caso você não seja uma pessoa ansiosa… que ótimo!!! Faça os exercícios de forma preventiva. O melhor meio para não ter nenhum sintoma de ansiedade é a prevenção através das atividades propostas.

Richardson Siqueira

Profissional de Educação Física Clinlife

CREF 01838-7

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