Como o exercício pode contribuir para a consolidação do peso ideal

Quando iniciamos um programa de treinamento as queixas são muito parecidas: quero emagrecer, quero perder a barriguinha, quero diminuir meu percentual de gordura, etc. Mas… Por quê não conseguimos chegar no nosso peso e percentual de gordura ideal e estacionar? Por que é tão difícil manter os resultados? Por que de repente simplesmente paramos de emagrecer? Uma das possíveis explicações está na Teoria do SET POINT.

O processo de emagrecimento teoricamente é bem simples: balanço calórico negativo, ou seja, gastar mais energia do que ingere. Mas então por que durante o processo de emagrecimento a pessoa simplesmente estagna? De acordo com a teoria do set-point, o corpo possui uma espécie de “auto-regulação” para a massa corporal diferente daquela que a pessoa gostaria de ter. A teoria argumenta que cada pessoa tem um mecanismo interno de controle – provavelmente localizado no hipotálamo – fazendo com que o corpo mantenha-se num determinado nível de gordura corporal.  Essa teoria afirma que ao diminuir a quantidade de calorias gastas por dia, inicialmente ocorre a perda de peso, entretanto, o organismo adapta-se a esta nova condição e , diminui o gasto calórico também, dificultando ou paralisando a perda de peso. O resultado disso é o que conhecemos como “efeito sanfona”. Para aqueles que desejam adquirir um visual novo e não querem viver se restringindo a vida toda, a opção a longo prazo mais saudável de perder gordura é com a redução de ingestão calórica de forma equilibrada e a prática FREQUENTE de exercícios físicos.

Quando falta-se energia no organismo, ele precisa retirá-la de algum lugar, e é assim que o indivíduo emagrece. Boa parte dessa energia obtida é retirada dos depósitos de gordura, entretanto, o organismo não utilizará apenas as gorduras, como também as proteínas. Os indivíduos que passam a fazer uma boa dieta supervisionada e também exercícios físicos orientados conseguem evitar que a perda proteica, ganham massa muscular, e reduzem os depósitos de gordura, através do aumento do metabolismo basal mesmo realizando uma dieta hipocalórica. Dessa forma se consegue o ideal, fortalecer o organismo e provocar a perda de gordura, de maneira consolidada e sem grandes sacrifícios iniciais que posteriormente não se consegue manter.

Embora muitas pessoas desejem, não existem fórmulas mágicas para o emagrecimento. O peso corporal sonhado é o resultado da combinação de uma dieta hipocalórica balanceada e atividades físicas REGULARES em níveis ideais, sendo que indivíduos que sempre estiveram acima do peso, necessitam de um programa de atividade física e dieta controlada por toda a vida, justamente para não deixar que o setpoint aja e a pessoa retorne a obesidade ou sobrepeso.

Isabel Cristina

Profissional de Educação Física Clinlife

CREF.: MG 19.464

Related posts:

  1. Chegaram as Férias, e agora? Como faço para continuar com meu exercício físico?
  2. Dieta ideal para seu estilo de vida!
  3. Como assim? O Corpo queima gordura mesmo após o Exercício?!
  4. Pensamento MAGRO pode inspirar a perder peso com sucesso!
  5. Estudo descobre segredo para manter o peso pós-dieta

Um Trackback

  1. [...] nos fins de semana e em quantidades moderadas. A prática de exercício físico, aqui, também vai ajudar a eliminar as calorias ingeridas a mais e não deixar você engordar novamente. Mais pra frente iremos falar com mais detalhes da [...]

Envie um comentário

Seu email não será divulgado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*


× 7 = 7