Como você se relaciona com sua alimentação?

Que tal fazer um exercício de auto-imagem com o objetivo de te fazer pensar? O que você faz errado que pode tornar consciente para melhorar?

1- Você come quando:

  • Tem fome
  • Tem desejo por alguma comida em especial
  • Quer comemorar ou relaxar

2- Se alguém convidar para um jantar, você:

  • Topa qualquer prato, desde que lhe dê prazer
  • Avisa logo que está de regime
  • Pensa primeiro na boa companhia e a comida fica em segundo plano

3- Quando você se sente triste ou solitário de noite ou na madrugada, você:

  • Ataca a geladeira até ficar satisfeito
  • Tenta se controlar, mas come tudo o que vê pela frente
  • Vive a solidão e fica longe da comida, afinal, ela não vai substituir o que de fato você precisa

4- Se você está numa fase de muito estresse:

  • Tenta resolver a situação conversando com alguém
  • Se joga de cabeça nos exercícios da academia
  • Entope-se de guloseimas para descarregar a energia

5- Você chega em casa cansado do trabalho. A primeira coisa que faz é:

  • Saber como vai sua família e jantar
  • Ir direto para a cozinha preparar o jantar, optando por um prato rápido
  • Relaxar, conversar com a família e tomar um bom banho para, só então, comer

6- Você está procurando emprego e tem notado que estar acima de peso atrapalha as entrevistas. Então, você:

  • Busca ajuda de um (a) nutricionista e/ou profissional da área de psicologia, pois percebe que não está conseguindo se controlar
  • Vai direto a um médico em busca de remédio para emagrecer imediatamente
  • Continua a procurar o emprego, só que busca refúgio em guloseimas secretas?

7- Quando você vai a um restaurante do tipo self-service você:

  • Antes de fazer seu prato, dá uma boa olhada em tudo, pensa e escolhe o que mais gosta
  • Antes de fazer seu prato, dá uma boa olhada em tudo, pensa e escolhe o que deve comer e não o que você está com “vontade” de comer
  • Fica logo de olho nas frituras, carnes e massas e já aproveita para olhar a sobremesa

8- Seu marido (ou esposa) nota que você está acima do peso e lhe faz um alerta. Você:

  • Fica com raiva e come mais ainda
  • Analisa sua situação e pensa se precisa mesmo se controlar
  • Responsabiliza alguma pessoa ou situação da vida para se justificar

9- Você precisa cozinhar para sua família. Então:

  • Procura no supermercado tudo que for mais fácil, prático e saboroso para não perder tempo
  • Organiza-se e passa a fazer feira ou sacolão, planeja as refeições e se preocupa em balanceá-las
  • Terceiriza a função e contrata alguém para resolver o problema.

E agora, o que o teste vai me falar? Alguma solução mágica?!?

Você deve estar se perguntando: onde está o quadro de respostas?

Ele não está aqui em meio às palavras não, e sim dentro de você, é só ter coragem de se olhar no espelho tirando todas as máscaras de preocupações, culpas, de padrões culturais de beleza para então se enxergar com clareza.

O que é se enxergar com clareza? É aceitar suas limitações, identificar onde está a falha… ou as falhas…. de comportamento e traçar uma meta real de perda de peso alterando “estas falhas” da rotina alimentar.

Que tal se testar durante o carnaval?

Fonte: Nutricionista Déborah Pessoa

              Clínica Clinlife – Medicina Integrada

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