Conscientize-se pelo ganho de peso pós festas de final de ano!

Vários comportamentos diferentes durante as festas de final de ano irão alterar seu peso. Através deste texto irei esclarecê-los para que você crie consciência de por que ganhou cada grama de peso nestes eventos.

Primeiro, vamos esclarecer uma dúvida que sempre surge durante a consulta com a maioria dos clientes – o tanto de bebida ou comida ingeridos deixa você mais pesado na mesma quantia? Sim! Se você comer meio quilo de peru assado, irá adicionar meio quilo à sua massa corporal, pelo menos até seu corpo começar a excretar (pode variar de 20 a 56 horas) a comida ou usá-la em forma de energia.

Após excretar ou utilizar como energia, o peso que irá sobrar e se acumular no corpo depende dos tipos de ingredientes utilizados nas preparações dos pratos. Uma refeição gordurosa irá propiciar um acúmulo muito maior de energia em forma de gordura, pois é uma comida que contém mais energia. Outro nutriente é o sal, altos níveis de sal na comida irão fazer com que seu corpo retenha água, aumentando o peso também; este, porém irá desaparecer. Restará então o peso que se acumula em forma de gordura – após a ingestão da comida gordurosa, que contém muita energia!

Outro fator importante e que não pode ser esquecido nunca é o horário que você se alimenta. O impacto das calorias de um tipo de comida ingerida no café da manhã será menor que à noite, devido ao tempo que seu corpo ainda tem para gastar ser maior que à noite e também devido ao metabolismo corporal estar mais alto, reduzindo a quantidade de energia a ser acumulada.

Lembre-se que, durante o dia temos várias refeições e que se for exagerar um pouquinho em mais de uma delas, o somatório de peso acumulado demandará mais tempo para se perder.

Então, se você não se controlou durante as festas de final de ano será necessário agir com urgência para perder peso. Comece com uma dieta desintoxicante com muito chá diurético de hortelã com hibisco durante o dia, apenas frutas nos lanches e, nas principais refeições, prefira proteína magra como carnes brancas e ovos cozidos! Ah! Lembre-se de reduzir suas porções de carboidrato como de pães, arroz, torradas, leite desnatado para um terço (1/3) do que está na sua rotina alimentar. E sem se esquecer de aumentar a atividade física em no mínimo 25 minutos por dia de caminhada intensa.

Fonte: Nutricionista Déborah Pessoa

CRN: 6854

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