Core. O que é?

 

Hoje em dia são inúmeras as possibilidades para prática de atividade física. A cada dia novas modalidades e novos termos vão surgindo no mundo fitness e é sempre bom estar por dentro do que vem acontecendo na atualidade.

Dentre estes novos termos que vem surgindo está o CORE, que a maioria das pessoas escutam falar e muitas vezes não sabem o que significa. Por isso, nada melhor do que começar definindo o CORE.

CORE é uma unidade integrada composta de 29 pares de músculos que suportam o complexo quadril-pélvico-lombar. Podemos dizer que é a região do nosso corpo que nos sustenta juntamente com a nossa coluna vertebral. Estes músculos que integram o CORE são os músculos da região do abdômen, glúteos, costas e assoalho pélvico.

O trabalho da região do core foi ganhando mais importância e visibilidade principalmente com o surgimento do treinamento funcional e do pilates que são atividades relativamente novas no conhecimento da sociedade. São estas atividades que começaram a trabalhar o core de uma forma mais específica, chamando a atenção sobre a importância deste trabalho para a saúde até para os praticantes da musculação.

Esta região do core tem grande importância devido às funções que estes músculos desenvolvem no nosso corpo tais como:

– Manter um alinhamento adequado da coluna.

– Estabilizar coluna e pélvis durante a realização de movimentos.

– Gerar força para os movimentos do tronco.

– Prevenir lesões.

Como estes músculos têm funções tão importantes como as apresentadas acima, o fortalecimento desta região promove muitos benefícios, tais como:

– Diminuição da incidência de dores lombares

– Melhora do equilíbrio e estabilização corporal durante exercícios

– Melhora da postura

– Menor risco de lesões

– Coloca o corpo em forma, reduzindo medidas, melhorando a saúde em geral ao associar com outros exercícios e, de quebra, há ainda uma perda em torno de 700 calorias em uma série de esforços físicos de uma hora.

Visto todos estes benefícios, fica uma dica importante para que você possa buscar novas possibilidades para cuidar do corpo e manter a saúde.

Luisa Sabino

Educadora Física

CREF: 020076-G/MG

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *