Corrida e musculação, uma parceria perfeita!

A dobradinha corrida e musculação é benéfica tanto para quem quer perder peso quanto para aqueles que procuram ganhar massa muscular

Na busca pela boa forma, volta e meia surgem dúvidas sobre qual é o melhor método para se alcançar o objetivo. Encarar a esteira antes ou depois da musculação é uma delas, sobretudo entre os malhadores iniciantes. Alguns personais defendem que a combinação das duas atividades depende, principalmente, do que se quer obter. Se for para perder gordura, o melhor é fazer séries nos aparelhos para depois emendar um treino intervalado (de corrida). Já se a pessoa busca ganhar massa magra (músculos), o ideal é que corra em dias diferentes dos escolhidos para a musculação, orientam.

Outro ponto a ser observado durante o exercício é o controle dos batimentos por minuto (bpm) do coração. Isso é fundamental para definir a faixa de intensidade do exercício. A partir de 65%, a pessoa está na zona de queimar gordura eficiente. Passar dos 85% é entrar na área de risco, onde, em vez da gordura, o organismo passará a queimar carboidrato e até mesmo proteína (fibras musculares). Já para quem procura ganhar massa magra, o ideal é correr de cinco a 10 minutos na esteira, apenas para aquecer, antes de fazer musculação. E nos dias em que não tiver sessões de musculação, correr de 30 a 40 minutos. Assim, não sobrecarrega os músculos nem se arrisca a perder resistência e a massa magra, tão difícil de ser conquistada.

Para quem quer emagrecer, o melhor é priorizar o treinamento na esteira, onde conseguirá um rendimento melhor na parte aeróbica, e complementar o treinamento na musculação. Já se o desejo for por ganho de massa muscular e aumento de potência, deve primeiro fazer musculação, que provocará a produção do ácido láctico e inibirá a queima de gordura.

Sedentário
Para acelerar o processo de queima de gordura, aliando a corrida com a musculação, o praticante pode realizar sua série nos aparelhos durante 20 a 40 minutos e, em seguida, fazer um treino intervalado de corrida, durante 20 a 40 minutos, com bpm entre 65% e 85%. Para quem está sedentário e quer dar os primeiros passos, o melhor é fazer dois minutos de caminhada em esteira plana, intercalados com um minuto de esteira inclinada. Quem já tem mais experiência pode caminhar por dois minutos intercalados com um minuto de corrida ou trote. Ambos durante 20 a 40 minutos. Mas atenção! É sempre bom começar a se exercitar com um acompanhamento de profissionais da área, pois assim você terá apoio e um plano específico para que consiga alcançar seus objetivos.

( adapatado).

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