Corrida em grupo: Uma alternativa interessante.

A corrida de rua é considerada um dos melhores exercícios aeróbicos, sendo capaz de prevenir doenças cardiovasculares e melhorar a disposição para as atividades do cotidiano. No entanto ultimamente, correr também se tornou uma forma de fazer novas amizades e alargar o círculo social. Apesar de a corrida ser um esporte individual, ela não precisa ser uma prática esportiva solitária. Hoje é cada vez mais comum ver nos locais destinados ao treinamento, pessoas acompanhadas de parentes ou amigos, participando de grupos de corrida em busca da melhora no desempenho, saúde ou em busca de algum objetivo específico. Um dos grandes diferenciais relatados por quem escolhe esse tipo de treino é a motivação através da troca de experiências entre os participantes que muitas vezes podem estar em condições físicas distintas, mas mesmo assim dividindo as dificuldades e conquistas de cada treino.

A prática da corrida apresenta inúmeros benefícios para o ser humano. Num documento que apresenta o posicionamento oficial da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, publicado em 99, os principais efeitos seriam:

1º. Redução do peso corporal;
2º. Maior controle dos níveis de colesterol;
3º. Aumento da capacidade cardiorrespiratória;
4º. Redução dos riscos de infarto;
5º. Aumento da massa muscular;
6º. Melhor controle da pressão arterial de repouso;
7º. Auxílio para regular a glicemia (a taxa de açúcar no sangue), evitando que os níveis de glicose se elevem, e para aumentar a captação desse açúcar pelas células. Para muitos idosos diabéticos, isso resulta numa significativa redução de medicamentos.

Na prática da corrida em grupo um dá força ao outro, instiga, “chama”. O apoio e a solidariedade são sempre presentes e os laços de amizade se estreitam fazendo com que o corredor não desista do seu treino e dos seus objetivos tornando o treino mais eficiente, pois existem metas a serem cumpridas. Uma das características mais fortes de um grupo de corrida é que as pessoas levam os treinos mais a sério do que aquelas que correm sozinhas, ficando tão disciplinadas como atletas de alto nível, deixando de dar desculpas para faltar aos treinos.

Os treinos de corrida em grupo têm sido cada vez mais, uma ótima alternativa para quem busca saúde e qualidade de vida!

Começe já!

2 Comentários


  1. Muito boa a matéria. 100% motivado para voltar a correr! Feliz Ano Novo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *