CUIDADO COM AS BEBIDAS QUENTES NO INVERNO

Na época mais fria do ano, é comum sentirmos mais fome e diminuirmos o ritmo de atividade física. Com isso, as comidas sendo mais calóricas, acabamos ganhando peso!

A sensação de aquecimento logo após se alimentar é consequência do efeito térmico desempenhado pelos alimentos dentro de nosso organismo. Esse conforto ocorre porque a metabolização desses alimentos gera energia para o nosso corpo.

“A matemática não pode ser contrariada. Se a ingestão energética alimentar é maior do que a energia gasta pelo nosso organismo, ganhamos peso. Esta diferença pode ser ainda maior na falta de atividade física, com o baixo gasto energético”, explica a nutricionista Viviane Borges.

Para driblar esse problema, podemos diminuir as calorias de alguns alimentos sem deixar de aproveitar melhor o clima frio, a partir da ingestão de bebidas deliciosas, sempre priorizando a moderação. Confira:

  • Prepare o chocolate quente com leite desnatado e achocolatado light ou diet, sem adição de açúcar. O mesmo vale para o cafezinho, que aquece do mesmo jeito se tomado com adoçante e fica muito saboroso com uma pitada de canela e chocolate em pó.
  • Já as sopas e caldos podem ocupar o lugar das saladas no inverno. Para que fiquem menos calóricas, prepare com folhas e vegetais ou acrescidas de feculentos como mandioca, mandioquinha, cará ou inhame. Ao serem batidas, se transformam em creme e podem ter como acompanhamento torradas feitas com pães integrais light.
  • Entre as bebidas alcoólicas, prefira o vinho no lugar de destilados, como a vodka ou o conhaque. Diferente do que muitos imaginam, o álcool não se transforma em açúcar e segue o metabolismo das gorduras.
  • Os chás, por sua vez, são ótimas opções para aumentar a temperatura do corpo e não possuem valor calórico se tomados sem açúcar ou com adoçante. Além de hidratar, os chás aquecem e têm efeito diurético, o que é muito importante, especialmente nesta época do ano, em que as pessoas ingerem menos líquidos do que o necessário. Gengibre e canela são ótimas opções.

SIGA AS DICAS E TENHA UM INVERNO SAUDÁVEL!

Adaptado de Uol

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *