Cuidados com a pele durante a prática de atividades físicas

O calor do verão é um grande estímulo para que se inicie alguma atividade física ao ar livre. Nessa estação do ano os parques e praças se enchem de pessoas fazendo caminhadas, correndo ou andando de bicicleta, mas é necessário tomar muito cuidado com a exposição ao sol já que é justamente nessa época que a radiação solar está mais intensa. Pesquisas comprovam que o uso do filtro solar pode evitar queimaduras e câncer de pele, mas é necessário utilizá-lo de forma correta para que tenha eficácia.

É importante passar o protetor solar 30 minutos antes de se expor ao sol e renová-lo pelo menos 3 vezes ao dia. No caso de usá-lo em piscina é necessário renovar a aplicação a cada duas horas e também após o término da atividade.

Utilize fatores de proteção solar igual ou superior a 15 (FPS) nunca abaixo disso.

É importante espalhar suavemente o filtro solar em toda a pele deixando-a um pouco esbranquiçada. Portanto não devemos esfregar o filtro solar até deixar o produto transparente.

O uso de bonés, chapéus de sol e óculos também são essenciais nessa época. Atualmente existem roupas feitas de tecidos com proteção solar. É importante o aumento da ingestão de líquidos e a utilização de roupas confortáveis.

Evite a exposição direta ao sol, aproveite as sombras.

Proteja-se do sol ao praticar atividades físicas em locais abertos, dessa forma você evita manchas, queimaduras e câncer de pele. Exercite-se com responsabilidade, cuide-se!!!

Flávia Ferreira Simão

Educadora física Clinlife

CREF 015957-G/MG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *