Etapas Nutricionais da Gestação

Um dos medos que assombra as gestantes é o medo do ganho de peso. Mas as futuras mamães devem ficar tranquilas, pois o ganho de peso é esperado e é possível fazê-lo de forma saudável. O ganho de peso não é o mesmo para todas as mulheres, ele vai variar de acordo com o peso que a mulher tinha antes de engravidar.

Até a 13ª semana ganhar peso não é necessário. Poucas alterações físicas na mãe e o embrião ainda é muito pequeno. Nessa fase é até normal perder até 3kg (por causa dos vômitos e náuseas).

A partir da 13ª semana há um ganho de peso ponderal até o final da gestação. Esse ganho vai depender do estado nutricional da mãe antes da gestação (se estava com peso adequado, baixo peso ou sobrepeso e obesidade).

A mãe pode diminuir os riscos de complicações na gravidez, como ganho de peso excessivo, diabetes gestacional e hipertensão, além de poder também modular a presença de outros desconfortos típicos deste período (enjoos, constipação intestinal), com uma alimentação adequada.

Segue alguns cuidados para uma dieta saudável:

1- Faça pelo menos 3 refeições (café da manhã, almoço e jantar) e 2 lanches lanches saudáveis, evitando ficar sem comer por muito tempo.

2- Procure consumir pelo menos 3 porções de legumes e verduras por dia e mais 3 porções de frutas nas sobremeses e lanches.

3- consuma duas partes de arroz para uma de feijão (ou outro tipo de leguminosa: lentilha, grão de bico, ervilha seca).

4- Consuma diariamente leite e derivados e carnes, aves, peixes ou ovos. Variando sempre o cardápio.

5- Diminua o consumo de gorduras. Evite refrigerantes e sucos industrializados, biscoitos recheados e outras guloseimas no seu dia-a-dia.

Procure sempre um nutricionista que é o profissional mais adequado para fazer sua avaliação nutricional e mantenha sempre uma vida equilibrada, dando preferência a alimentos mais saudáveis.

Uma mãe bem nutrida é capaz de fornecer todos os nutrientes necessários e pode proporcionar as condições ideais para o desenvolvimento de seu filho.

 

Shellen Pollyanna

CRN14676

Nutricionista Clinlife

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