De que forma o sono vai me ajudar emagrecer?

 

 

Pesquisas indicam que dormir não é apenas saudável, mas também nos ajuda a emagrecer e prepara nosso corpo e mente para rotina de atividades do outro dia. O sono é capaz de trazer inúmeros benefícios á saúde e a beleza, mas o melhor de todos os benefícios do sono é emagrecer enquanto dorme. Isso mesmo é possível eliminar calorias durante uma noite de sono bem dormida, sendo muito importante uma boa noite de sono para melhorar os resultados no emagrecimento.

 

Para isso é preciso saber a maneira que o nosso organismo trabalha enquanto estamos dormindo para podermos nos beneficiar do sono e tê-lo como um aliado para conseguir emagrecer com maior facilidade, mas também para melhor a saúde no geral.

 

Aproveitar o sono, ter um beneficio na saúde e perder calorias enquanto dorme não é necessário apenas dormir, é necessário ter uma noite de sono completa e de qualidade que pode variar de pessoa para pessoa, pois alguns necessitam de mais horas de sono o indicado é no mínimo 8 horas de sono por noite, mas para algumas pessoas ser preciso mais horas e ainda há quem se sinta bem dormindo menos horas por noite.

 

O sono satisfatório para cada um é aquele que á faça se sentir bem ao acordar e bem disposta no decorrer do dia sem se sentir sonolenta ou cansaço antes de terminar o dia.

 

Durante o nosso sono o corpo libera os hormônios que regulam o metabolismo sabemos que para perder calorias mais rápido e evitar o acumulo de gordura precisamos de um bom processo metabólico, este é um dos motivos da importância de ter um bom sono.

 

A Leptina e Grelina são hormônios liberados durante o sono que são responsáveis pelo controle do apetite, a Leptina regula ainda a função neuroendócrina e atua no sistema metabólico de glicose e gorduras aumentando a sensação de saciedade e diminuindo a fome.

 

Portanto dormir mal causa cansaço durante o dia, inibe o gasto calórico e aumenta os níveis de cortisol o hormônio que ajuda a estocar gordura no corpo, como o processo metabólico estará mais lento devido a noite mal dormida isso resultará em ganho de peso.

 

Dicas para perder peso dormindo:

 

  • Regularizar os horários de sono indo dormir e acordando todos os dias no mesmo horário.
  • Tomar a última xícara de café diária até 10 horas antes de dormir, a cafeína atrapalha o sono e este é o tempo que o corpo leva para se livrar dela.
  • Consuma fibras e proteínas, esses alimentos ajudam a estabilizar a taxa de açúcar no sangue.
  • Pratique exercícios físicos durante o dia, mas não devem ser praticados próximos da hora de dormir porque deixam o cérebro em estado de alerta dificultando o sono.
  • Mantenha o quarto silencioso e escuro na hora de dormir.

 

 Petrina Gomes de Lima

 

Psicóloga Clinlife

 

CRP 04/28095

 

 

 

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