DHEA – hormônio contra o envelhecimento

Imagine uma substância natural que gere sensação de bem-estar e retarde o processo de envelhecimento. Você tomaria?

O DHEA é a “superestrela dos super-hormônios”, sugere Dr. Wiliam Regelson, oncologista do Medical College of Virginia, em Richmond, no livro Super-Hormônio: O Antídoto Natural contra o Envelhecimento (Editora Record, 1998). Ele alega que o DHEA rejuvenesce praticamente qualquer sistema orgânico, e por isso “melhora o bem-estar, a aparência e o pensamento”.

DHEA (dehidroepiandrosterona) é um hormônio  produzido pelas glândulas  supra- renais. O organismo utiliza-o nomeadamente para fabricar os  hormonios sexuais Testosterona, Estrogênio e Progesterona nas células. Ele é o hormônio mais abundante no corpo humano. Mas a produção chega ao seu pico por volta dos vinte e poucos anos. Daí em diante, quanto mais envelhecemos, mais cai o nível de DHEA. Aos 40 anos, o organismo produz metade de DHEA que produzia antes. Aos 65 anos, a produção cai para 10 a 20% da quantidade ideal; aos 80, cai para menos de 5% do nível ideal.

Quando o nível desse hormônio cai, a pessoa passa a sentir fadiga matinal, com dificuldade de despertar, sentindo o bem-estar apenas após as 10:00h da manhã, labilidade emocional com irritabilidade, sono no meio da tarde, perda da oleosidade da pele e modificação da composição corporal com perda de massa magra e aumento da gordura.

O melhor meio para conhecer a dosagem exata do hormônio em um organismo é através de um exame de saliva (método médico preciso que estabelece a quantidade de hormônios livres no corpo). Após a realização desse exame podemos verificar qual a produção de DHEA nesse organismo e recomendar a dosagem ideal para sua reposição.

O suplemento de DHEA pode começar a ser tomado aos 30 anos de idade para os indivíduos que apresentam alguns dos sintomas. Para muitas destas pessoas o suplemento de DHEA  ofereçe a promessa de um corpo mais jovem e uma vida melhor. As pessoas menores de 30 anos têm geralmente níveis de DHEA suficientes e não deveriam tomar, somente se as suas análises revelarem uma insuficiência ou se for indicado por um médico. Depois de 40 anos, o nível de DHEA não é maior do que a metade do nível correto, acima de 75 anos, o nível declina de 80% para 90%.

Os principais benefícios do suplemento DHEA são:

  • Uma melhora importante e rápida do nível de energia e da vitalidade, perceptível após algumas semanas.
  • Uma estimulação do sistema imune que reforça a resistência às doenças.
  • Uma melhor resistência ao estresse.
  • Uma modulação das outras funções hormônais, que pode contribuir para reduzir as perturbações associadas à menopausa e à andropausa.
  • Uma hidratação da pele pois melhora a produção de sebum (substâncias gordurosas, que permitem a pele guardar a sua flexibilidade e defender-se contra as agressões microbianas e do ambiente geral).
  • Diminuição da pigmentação ligada ao envelhecimento, particularmente na área facial.
  • Melhora dos tecidos ósseos (principalmente nas mulheres), interessantes para a utilização em prevenção das fraturas ósseas espontâneas nas pessoas idosas.
  • Um crescimento de  libido  (frequência e relações, desejo, sinais físicos ou psicológicos).
  • Uma diminuição da massa gordurosa e aumento da massa muscular.

A dosagem certa varia de acordo com cada pessoa. O estilo de vida, o metabolismo, e os antecedentes médicos têm uma influência sobre a utilização do suplemento. Tomando do DHEA sob a forma de suplemento durante 4 à 6 semanas, é possível restabelecer os níveis hormonais medidos entre 25 e 30 anos. Mas, o melhor meio para conhecer a necessidade exata é através de um  exame de saliva. A suplementação de DHEA, em dosagens recomendadas, causa quase nenhum efeito colateral  notável, e seu uso é seguro.

2 Comentários


  1. Estou com 56 anos posso começar o tomar dhea agora


  2. Tenho 50 anos nunca tomei hormonio, preciso começar urgente. Porem tenho problemas de varizes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *