Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial

Sabe se que a hipertensão arterial é um problema Mundial. Muitas pessoas adquirem hipertensão por causa de hábitos de vida ruins. O excesso de sal, uma alimentação ruim, o excesso de peso e a falta de exercício físico freqüente são os principais fatores que causam o aumento da pressão arterial. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, um em cada três adultos possui Hipertensão arterial. Isso influencia que, metade das mortes do mundo é causada por doenças cardíacas e Acidentes Vasculares Cerebrais.

E quais exercícios contribuem para a pessoa não possuir ou adiar a hipertensão arterial? Se pensarmos que todo tipo de exercício físico contribui para o controle de peso corporal ou composição corporal, todas as atividades são benéficas para o indivíduo. Mas existem alguns fatores nos exercícios que influenciam o organismo da pessoa ter respostas distintas.

Exercícios Aeróbicos como a caminhadas, corridas, andar de bicicleta, por exemplo, contribuem para a freqüência cardíaca se manter elevada por um maior período de execução da atividade. Esse fato contribui para vários benefícios para o organismo quando feito com certa freqüência. Já o exercício anaeróbico, contribui para o aumento em ‘picos’ da freqüência cardíaca. O exercício anaeróbico se caracteriza por exercícios que a pessoa consegue fazer por um tempo inferior e tenha a necessidade do descaso ou pausa por um determinado período. Ou seja, a pessoa não consegue ficar longos períodos de tempo fazendo esses exercícios. Quando esses exercícios são feitos de maneira periodizada, contribui para a melhoria do sistema cardiovascular de outra maneira.

Além dos benefícios no sistema cardiovascular, a combinação dos tipos de exercícios por um determinado período, induz a liberação de vários hormônios e isso também contribui para uma redução da tensão e maior relaxamento. Por isso, os exercícios físicos devem ser bem elaborados e planejados.  Vale à pena procurar um Profissional de Educação Física para que a pessoa tenha um organismo com a pressão arterial muito mais eficaz e equilibrada.

Richardson Siqueira

Profissional de Educação Física

CREF 01838-7A

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *