DICAS PARA ALIMENTAÇÃO EM RESTAURANTE A LA CARTE

 

1 – Planeje antecipadamente

Os primeiros passos para o sucesso devem acontecer antes de chegar ao restaurante, devendo utilizar as seguintes estratégias:

* NUNCA CHEGUE COMPLETAMENTE “ESFOMEADO”

Antes de ir para o restaurante, beba um copo de suco, um iogurte ou coma uma fruta. Se reduzir essa “fome devoradora”, terá maior controle na hora de escolher ou de mergulhar no cesto do pão, no patê, no queijo ou em outras entradas ainda mais calóricas.

 

* SEMPRE QUE POSSÍVEL SELECIONE CUIDADOSAMENTE O SEU RESTAURANTE

Veja o menu no hall de entrada ou telefone antes para se informar sobre possíveis alternativas que sejam mais saudáveis.

* SE TIVER DE ESPERAR NO BAR PELA SUA MESA

Peça uma bebida não alcoólica como água gasosa com gelo e limão ou uma limonada suíça.

2 – Tire o maior partido possível do menu

* MANTENHA OS CUIDADOS ALIMENTARES

Reveja cuidadosamente o cardápio para tentar encontrar alternativas agradáveis, que dêem prazer, mas que seja simultaneamente saudável. Não se deixe influenciar negativamente pelas opções de outras pessoas.

* ATENÇÃO NA SUA ESCOLHA

Não escolha sem ter a certeza absoluta daquilo que vai comer. Quantas vezes  selecionou um prato que lhe pareceu razoavelmente saudável e quando este chegou à mesa revelou ser uma decepção? O melhor será perguntar sempre quais os ingredientes e os métodos de preparação. Principalmente em restaurantes étnicos (indiano, tailandês, japonês)

* VERIFIQUE OS PRATOS APELIDADOS DE “SAUDÁVEIS”

Já que alguns, por exemplo, as saladas, podem ser bastante calóricos. Atenção ao excesso de molhos, frutos secos, queijos, tomate seco.

* NÃO SE ESQUEÇA DE PERGUNTAR

Se alguns itens não poderão ser preparados de uma forma mais saudável. Será que os brócolis têm manteiga ou poderão ser servidos à vapor?

* SEJA CRIATIVO COM AS SUAS ESCOLHAS
Desfrute de comida mais saborosa e variada, com menos gordura e menos calorias. Peça sopa ou caldo de legumes, no lugar de sopas cremosas; divida a entrada com um companheiro de jantar e depois peça uma salada. Irá poupar dinheiro e calorias, evitando a tentação de comer além do ideal.

3 – Tome controle sobre si próprio

Coma devagar. Experimente o sabor e a textura da comida, o ambiente, a conversa… E se a entrada lhe parece irresistível, peça para retirarem da mesa….

Nos buffets, restaurantes e outros locais de venda de alimentos, todas as opções parecem irresistíveis. Antes de pedir algo, analise as possíveis escolhas e pare para ouvir o seu corpo (e não sua mente que pode ser demasiada gulosa). Ainda tenho fome? Será que vale a pena comer isto que estou vendo? Esta breve pausa ajuda muito. E rapidamente desvie sua atenção para algo não comestível.

4 – Aprecie comer fora

Comer fora é uma forma de apreciar pratos que, geralmente, se não preparam em casa. É também uma forma de relaxar e de entretenimento, uma oportunidade para experimentar comidas e sabores de diferentes origens, regiões e culturas e uma oportunidade de fazer um intervalo do trabalho, da louça suja e até das crianças. Portanto, aprecie com moderação. Dê mais atenção à boa companhia, à conversa que à comida.

 

Juliana Castilho

Nutricionista Clinlife

CRN 4524

 

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