Dicas para aproveitar seu carnaval com saúde e sem excessos alimentares!

O Carnaval está chegando. É tempo de alegria e brincadeira tanto para quem vai sambar na avenida quanto para aqueles que preferem se divertir nos salões ou em casa. Apesar de ser um momento de descontração, um descuido principalmente com a alimentação pode acabar com a festa.

Como os foliões perdem bastante líquido e gastam energia por causa da alta temperatura, deve-se manter o corpo sempre hidratado com água, sucos ou água de coco, evitando os refrigerantes.  Para quem gosta de beber cerveja, é importante intercalar com a água mineral. Lembre-se que oito latinhas significam 980 calorias, ou seja, cuidado com os excessos cometidos durante as festas!

Para matar a sede, nada melhor que água.  Beba o tempo todo, em torno de 2 a 3 litros no mínimo. Caso se exercite muito (desfiles de escolas, esportes radicais, surfe), pode ser mais (4 litros).

O ideal são as águas minerais que têm sódio, potássio e magnésio. Assim evitamos também a famosa ressaca no dia seguinte! Para a reposição de eletrólitos, as bebidas isotônicas também são bem-vindas e repõem os minerais perdidos, mas lembre-se 1 garrafa de gatorade tem 120 calorias e 30 gramas de carboidrato! Por isso avalie o uso excessivo!

E se for beber, não esqueça de se alimentar. Nada de ingerir bebidas alcoólicas de estômago vazio.

Porém, se não seguiu nenhuma das dicas acima e acordou achando que o mundo está pesando sob sua cabeça, nunca é tarde para reparar os danos. Cuide para ter uma alimentação leve no dia seguinte e HIDRATE-SE! Se nesse mesmo dia você for retornar à folia, evite as bebidas alcoólicas, assim você evita sobrecarregar o seu fígado.

A desidratação é muito comum de se acontecer no carnaval e os sintomas são: câimbras, moleza no corpo, tonturas, vômitos, pouca urina, enjoos, vista turva, luzes piscando, boca e pele secas. Desmaios, com a queda de temperatura e pressão também indicam a desidratação. Nestes casos, recomenda-se tomar um suco de fruta como laranja, limonada ou água de coco, que possuem absorção rápida e eficaz.

Se o ideal em nosso dia a dia é se alimentar de 3 em 3 horas, no carnaval não é diferente.

Para quem vai viajar, na hora de escolher o restaurante, opte por locais que ofereçam uma alimentação leve e balanceada. No almoço e no jantar é sempre bom dar preferência aos grelhados, verduras e legumes. Os vegetais também são ricos em fibras, importante para a reposição de minerais que são eliminados pelo suor. A reposição de minerais é necessária, pois hidrata e mantém o pique na hora da folia.

Mas, se o seu destino é a praia, evite comer alimentos expostos ao sol ou as altas temperaturas. Para se refrescar nestes dias quentes, picolé de fruta é sempre uma boa alternativa, pois são mais hidratantes e menos calóricos. Mate, limonadas, água de coco e chás são úteis na reposição de líquidos.

Agora, se você está pensando em acompanhar os blocos de carnaval ou já está com o seu abadá comprado, o ideal é que antes ou durante o percurso você ingira pelo menos um lanche leve ou uma fruta. As barras de cereais também são uma boa opção, pois são práticas, gostosas e possuem em sua composição carboidratos e fibras.

Nem sempre os lanches naturais são uma boa opção, pois se for mantido fora de refrigeração, a maionese e os frios estragarão. Outro cuidado é com os petiscos preparados em ‘barraquinhas’ sem acondicionamento térmico visto que pode levar a uma intoxicação alimentar.

Bom Carnaval!!!

Juliana Castilho

Nutricionista Clinlife

CRN 4524

 

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