Dicas para evitar a Procrastinação

Procrastinar é o que, popularmente, chamamos de “empurrar as coisas com a barriga”. E fazemos isso com muitas coisas: entrar em uma dieta, iniciar um trabalho, ir para a academia, ligar para alguém, ir no dentista, etc. Mas, no fim das contas, temos (ou pelo menos devemos) fazer todas essas coisas.

Então confira sete dicas que irão ajudá-lo a parar de empurrar as coisas com a barriga e terminar suas tarefas “não tão agradáveis” mais cedo:

1. Se possível, inicie sua atividade pela manhã.

Faça o que deve fazer logo pela manhã, se for possível. Enquanto o dia passa, novas atividades vão surgindo e pensamos em mais desculpas para evitar o que deveríamos fazer.

2. Se for uma atividade contínua, tente praticá-la todos os dias.

Em vez de planejar ir à academia duas vezes por semana, tente ir todos os dias. Pode parecer mais difícil, mas você se acostuma e pega o hábito mais rápido em vez de ficar “temendo” todas as terças e quintas, por exemplo. Você simplesmente sabe que deve ir a academia todos os dias, então se “conforma” mais fácil com a idéia. O mesmo se aplica para outros hábitos que você planeja ter, como comer salada, escrever um blog, etc.

3. Arranje uma companhia.

Se a sua atividade que está sendo procrastinada pode ser feita em companhia de outra pessoa, por que não? Ter um amigo do lado te dá apoio moral, distrai e também diverte.

4. Prepare-se.

Quando você teme fazer alguma tarefa, sentir-se preparado é a melhor opção. Você pode até empurrar aquele trabalho para amanhã, desde que se prepare, leia, busque material para a realização dele hoje. No dia seguinte, você com certeza se sentirá mais confiante e irá fazer o que deve.

5. Comprometa-se.

Você já deve ter ouvido o conselho de “anotar todos os seus objetivos”. Isso realmente funciona, então por mais “auto-ajuda” que pareça, tente! Normalmente, os objetivos são de longo prazo como “conseguir uma promoção” ou “passar no vestibular”, mas o conselho funciona para pequenas conquistas também, como “terminar o relatório até o fim de semana” ou “estudar matemática todos os dias”. Lembre-se de colocar suas anotações em um lugar que você veja sempre.

6. As coisas mais importantes primeiro.

Basicamente, não use pequenas tarefas como desculpa para não fazer as tarefas maiores. Não pense “tenho que limpar a casa” ou “preciso ver os e-mails no celular” para evitar iniciar aquele trabalho “pesado”. As tarefas menores também são importantes, mas elas não devem atrasar as mais necessárias.

7. Pense nas sensações boas que você terá quando terminar as tarefas.

Estudos científicos mostram que, quando atingimos um objetivo, uma substância química que provoca alívio é lançada em nossos cérebros. Então se você está demorando para iniciar qualquer atividade, pense em como será quando tiver terminado essa atividade e estiver livre dela.

Por: Luciana Galastri (Adaptado)

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