Dicas para ir as compras e não exagerar

 

Muitas vezes as pessoas não dão importância para esse momento fundamental para manter o foco na alimentação saudável. A regra é simples: só armazene na dispensa do armário alimentos que você possa consumir sem prejudicar sua saúde e isso começa lá na hora das compras!

Vamos às dicas:

Faça uma lista daquilo que realmente necessita, deixando o “supérfluo” de lado. Escolha um dia e horário mais tranqüilo para ir às compras, o ideal é ir às compras sem pressão com horários;

Não vá às compras com fome! Com fome você acaba comprando mais do que o necessário e consequentemente acaba comendo mais;

Evite o corredor de doces e salgadinhos, pois com as guloseimas a vista fica mais difícil resistir às tentações;

Compare os produtos lendo os rótulos e escolha os melhores alimentos que tenham menos gorduras saturadas, mais fibras, menos sódio. Existem muitas opções no mercado de produtos mais saudáveis e ao mesmo tempo muito saborosos;

Fique atento aos lançamentos, pesquisando novos produtos saudáveis nas prateleiras. A cada dia mais produtos saudáveis vão surgindo. Mas leia atentamente os rótulos para saber fazer as melhores escolhas;

Cuidado com as ofertas do tipo: “leve mais e pague menos”, pvocê pode acabar levando quantidades desnecessárias de alimentos, podendo haver desperdícios ou ainda aumentar as suas calorias diárias;

Evite parar em “pontos de degustação” dentro dos supermercados, pois, as porções servidas são pequenas, mas no final somam várias calorias;

Na hora de escolher os cereais matinais, evite aqueles que possuem açúcar refinado na sua composição; Existem várias opções com mel, açúcar mascavo ou até mesmo não adoçadas. Dê preferência aos cereais integrais como aveia, linhaça, chia ou granola light sem açúcar;

Evite comprar alimentos que você costuma utilizar como aperitivos, pois na hora daquela “fominha” são estes que você vai atacar;

Não compre temperos e molhos industrializados, pois são ricos em sódio. Adquira ervas e temperos naturais que acentuam o sabor dos pratos, tais como orégano, curry, coentro, manjericão, cebolinha, salsa.

preferência para hortifrutis orgânicos sempre que possível;

Lembre- se sempre do bom senso! Educação nutricional depende de várias pequenas mudanças no estilo de vida!

Fernanda R. Andrade

Nutricionista Clinlife

CRN 11.100

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