Dicas para se ter uma boa noite de sono

Às vezes quando comemos muito a noite, quando praticamos exercícios físicos que nos deixam em ritmo acelerado ou quando temos problemas ou inquietações no dia-a-dia (dentre tantos outros motivos que podem levar a insônia) temos dificuldade para dormir. Esse não é um problema tão incomum na rotina agitada que levamos.

Uma noite bem dormida é muito importante para se acordar com bastante disposição para enfrentar o dia e é fundamental para quem quer cultivar uma boa qualidade de vida.

Pensando nisso, aí vão algumas dicas de como melhorar a qualidade do seu sono.

Antes de dormir é importante fazer refeições leves, não gordurosas, as frutas são boas opções, pois saciam e tem composição leve. Dessa forma, o seu organismo não terá que trabalhar pesado durante a noite para digerir os alimentos gordurosos que você consumiu.

É importante também evitar situações agitadas. Mantenha bons pensamentos esqueça os problemas do dia a dia. Se for possível, alguns minutos antes de deitar, leia um bom livro, escute uma música calma, faça relaxamentos, alongamentos, automassagem e tome um bom banho morno. Ao deitar-se concentre na sua respiração e nos seus batimentos cardíacos.

Tomar chás como camomila e valeriana ajudam a acalmar melhorando também a qualidade do sono. Evite chás que contêm cafeína, refrigerantes de cola, chocolates, pois a cafeína desses alimentos nos deixa em estado de alerta.

Utilize travesseiros e colchões confortáveis, eles com certeza vão ajudar no relaxamento do seu corpo antes de adormecer.

Praticar exercícios físicos durante o dia também é muito importante, pois o exercício melhora a sensação de relaxamento corporal e aumenta a dosagem de endorfina no organismo causando uma sensação de prazer melhorando também o sono.

Caso não consiga adormecer, levante-se e vá para um lugar tranqüilo, tome leite com mel e volte para a cama apenas quando sentir sono novamente.

Tome medicamentos para dormir apenas sob prescrição médica, a automedicação pode ser perigosa.

Cuide bem do seu sono e tenha um ótimo dia, uma boa qualidade de vida e disposição para a vida toda! Cuide-se!

Flávia Ferreira Simão

Educadora física Clinlife

CREF 015957-G/MG

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