Dicas para você ter uma boa saúde articular

As articulações são pontos de encontro entre um ou mais ossos. Basicamente essas conexões são constituídas por cartilagens, tendões e líquidos sinoviais. Todas estas estruturas possuem o papel de estabilizar, mobilizar e proteger as junções do nosso corpo. A musculatura tem o papel de ajudar a estabilizar e movimentar as duas partes corporais que estão conectadas entre os ossos.

Através de vários fatores, a articulação pode se tornar saudável ou não. Para que você tenha uma articulação saudável, segue abaixo algumas orientações para você ter uma articulação mais estável por muitos e muitos anos.

Para você ter uma articulação com boa mobilidade é indispensável manter um peso corporal equilibrado. O sobrepeso ou a obesidade aumenta as chances de você ter um impacto grande nas suas articulações. Essa sobrecarga pode influenciar um desgaste nas cartilagens das articulações e com isso, sua mobilidade pode fica prejudicada.

Uma musculatura fortalecida é outro aspecto muito importante em uma articulação saudável. Um músculo forte ajuda a estabilizar a articulação e por conseqüência as chances de você ter essa estrutura do corpo instável são menores.

Além de uma musculatura fortalecida, você precisa ter um sistema músculo-esquelético equilibrado. Você necessita fortalecer o seu corpo de forma balanceada. Por exemplo; se você possui uma musculatura da parte de frente da coxa forte (músculo quadríceps), você precisa fortalecer também a musculatura na parte de trás da coxa (musculos isquiosurais). Essa harmonia entre os músculos é indispensável.

Hábitos inadequados e posturas ruins no seu cotidiano podem influenciar de maneira negativa suas articulações. Trabalhar muito tempo em uma postura ruim, assistir televisão ou ficar mexendo no celular de uma maneira inadequada pode ser muito prejudicial a sua articulação. Lembre-se de manter uma boa postura no seu dia a dia.

Comece a mudar os seus hábitos de vida através de uma conscientização corporal adequada e exercícios físicos bem orientados por um profissional de educação física. Assim, as chances de você ter uma saúde articular ótima é muito maior e isso poderá ser passado de geração em geração.

Richardson Siqueira

Profissional de Educação Física Clinlife

CREF 01838-7

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *