Dicas valiosas para você se manter saudável o ano inteiro, inclusive nas festas de fim de ano

 

  1. Mantenha sua rotina normal ao longo do dia até porque a ceia acontece somente à noite;
  2. Beba bastante líquido durante o dia caso for ingerir bebida alcoólica mais tarde, assim você irá prevenir a desidratação;
  3. Não fique mais que 4 horas sem comer, pois isso fará com que você exagere no jantar;
  4. Programe-se, sugira ou leve pratos saudáveis para o jantar, assim não terá desculpas dizendo que não teve opções;
  5. Sirva-se com porções pequenas, use pratos de sobremesa se preferir para ajudar no porcionamento;
  6. Durante a noite a mesa ficará posta cheia de guloseimas e pratos variados, então faça um prato de cada vez, monte uma entrada com uma salada variada, coma, em seguida sirva o prato principal com uma carne (proteína) e um acompanhamento saudável, ex. arroz com lentilhas;
  7. Para a sobremesa prefira as frutas e cuidado com o consumo das castanhas, a castanha do pará e as nozes são as mais calóricas, portanto consuma no máximo 2, já as amêndoas, castanhas de caju e baru são menos calóricas. Todas essas são super saudáveis e ajudarão na saciedade;
  8. Lembre-se que cada 1g de álcool contêm 7 calorias. Uma lata de cerveja contém uma quantidade significativa de carboidratos e possui 143 calorias o equivalente a um pão francês. Devido a todos os malefícios o ideal é não beber, mas se for consumir, beba com moderação e intercale com água para não desidratar;
  9. Aproveite a festa e não a use como desculpa para os exageros. É muito importante ter a consciência que podemos sim comemorar, cear e manter uma rotina saudável, sem excessos;

 

Nutricionista Ludimila Oliveira

Clinlife CRN 13325

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