Dieta rica em frutose = Dieta rica em gordura!

Frutose é um tipo de açúcar simples (um carboidrato na sua forma mais simples), mas é muito diferente da sua irmã glicose. Quando você come frutose, ela é absorvida lentamente no intestino e sua absorção é levemente limitada.

Depois que a frutose passa pelo intestino, ela é levada rapidamente para ser processada pelo fígado. Aqui ela tem dois destinos: ela pode ser transformada em glicose e armazenada no fígado como glicogênio; ou é usada como energia pelas células do fígado.

Diferente da glicose, a frutose pode apenas ser metabolizada pelo fígado, enquanto a glicose pode ser passada para os tecidos do seu corpo.

Se você tem um monte de frutose na dieta, ela só tem um lugar para ir: seu fígado. Se os níveis de glicogênio no fígado estão cheios, neste caso todas as horas do dia, exceto antes de você tomar o seu café da manha, todo esse excesso de frutose é transformado em gordura!

Além disso, frutose e comidas ricas em frutose fazem com que os alimentos tenham um gosto muito melhor, então você acaba comendo muito mais que o necessário. Eles também falham em tentar satisfazer a fome, porque não conseguem estimular os hormônios da satisfação: leptina e grelina. Desta forma, a frutose aumenta ainda mais o apetite!

Como o seu fígado não quer armazenar essa nova gordura, ela é transportada para outras partes do corpo, como exemplo para a sua barriga ou cintura.

As frutas não são a maior fonte de frutose da sua dieta!

Sim, fruta contém frutose, porém somente certas frutas contêm grandes quantidades disto, enquanto outras quase não têm.  As frutas não são suas inimigas, o mesmo para os vegetais. Estes alimentos são ricos em antioxidantes e fibra, muito importante para a saúde e para seu emagrecimento!

Os maiores contribuintes de frutose na sua dieta, em ordem decrescente, são:

1º – Xarope de Milho com Alta Concentração de Frutose(Inglês: High Fructose Corn Syrup (HFCS))

2º – Sacarose (Açúcar de Mesa) – Que é formado por 50%-50% de glucose e frutose.

3º – Açúcar Mascavo

4º – Açúcar de Bordo

5º – Açúcar de Cana

6º – Melaço

7º – Mel

8º – Suco de Frutas Concentrado

9º – Frutas

10º – Vegetais

 Evite os 8 primeiros a todo custo!

As frutas que contêm mais frutose são: maça, banana, uvas, cerejas, manga. Consuma-as com moderação!

Leia os rótulos com atenção, o HFCS (Xarope de Milho com Alta Concentração de Frutose) está escondido em quase todas as comidas de hoje em dia. E só porque mel é natural, não quer dizer que você pode abusar dele.

Desta forma, do ponto de vista funcional, quando se consome frutose não se está consumindo um carboidrato, mas sim uma gordura!

 Portanto, esta declarada a guerra contra a frutose quando desacompanhada de fibra!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *