DIFICULDADES? TODOS TEMOS !

 

 

Muitas pessoas relatam que se encontram desanimadas para iniciar ou continuar um novo programa alimentar e adquirir hábitos saudáveis. Apesar de reconhecerem a importância de perder peso e ser considerado um sonho a ser realizado para a maioria delas, essas pessoas não conseguem a motivação necessária para colocar em prática esse propósito. Mas para transformar sonhos em realidade é preciso transformá-los em objetivos. Desanimadas, correm o risco de aumentar os seus problemas, ao desistir e assumir a obesidade como algo inevitável.

Entendemos que o melhor caminho para controlar o peso continua sendo a reeducação alimentar e a prática regular de atividade física. Trata-se de mudar o estilo de vida, o que não é fácil, pois exige força de vontade e perseverança. Como há necessidade de mudança, as pessoas tendem a desanimar, pois hábitos já incorporados são difíceis de abandonar. Há uma resistência natural, que na maioria das vezes se expressa pela falta de motivação e desânimo. É mais fácil se acomodar e deixar tudo como está.

Sabemos que fazer escolha nos exige muito. Existem muitos obstáculos, o hábito é um deles. Se você passou 30, 40 anos da sua vida comendo um determinado alimento e de repente alguém te diz “diminua isso” ou “deixe de consumir aquilo”.Não é tão simples. Imagine nós mineiros, criado no meio de mesas fartas, cheia de quitandas, queijos e doces. Sempre acostumados a comer o que quisesse e a vontade. Sim, era a vontade. Hoje, compreendemos que não é bem assim. O abacate por exemplo, que antes retirávamos o caroço e enchia de açúcar cristal, hoje é fundamental que se consuma puro. O ovo, tão temido pelos nossos avós , atualmente é considerado um dos alimentos mais completos. Abandonar os hábitos não é fácil, mas conseguimos sim lapidá-los muito, trazendo grandes benefícios a saúde. Mas se você vai a um evento e é oferecido algo que você goste, coma. Mas pouco,suficiente para matar a vontade,não a fome. Aí está o segredo, a forma como é encarado tudo isso. Mas claro, você não vai comer aquela comida todo dia, até porque não irá fazer bem a sua saúde, mas,de vez em quando,qual o problema. O importante é o equilibro. Dificuldades todos temos, a diferença é a forma com que a encaramos e conduzimos. Sabemos o que não nos fazem bem,o que nos prejudicam, então não podemos incluí-los em nossa rotina. Precisamos estabelecer prioridades. SE AME o suficiente para viver uma vida mais saudável. Pense nisto!!

 

Jeniffer S. Cornélio

Enfermeira

Coren-MG 212.311

Related posts:

  1. Feijão para todos os dias
  2. Vida longa, saudável e sem doenças
  3. Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial
  4. PERMITA-SE MUDAR E SER FELIZ
  5. COMECE SUA REEDUCAÇÃO ALIMENTAR AGORA!

Envie um comentário

Seu email não será divulgado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*


1 + 7 =