Dormir mal engorda!

Dormir mal engorda, pois o cortisol aumenta e provoca formação de gordura corporal, principalmente na região abdominal e também pelo fator hormonal.

Estudos mostram que o débito de sono, diminui a formação de melatonina, provocando baixos níveis de leptina, hormônio responsável pela saciedade, e altos níveis de grelina, hormônio responsável pela fome. Ou seja, a pessoa que dorme mal fica com os hormônios alterados, aumentando a fome e diminuindo a seleção de alimentos saudáveis e pouco calóricos, além disso, a pessoa tem maior dificuldade de sentir-se saciado, gerando ciclo vicioso, pois gera compulsão alimentar.

Geralmente os alimentos que induzem o sono, são alimentos que levam ao aumento da serotonina e da dopamina, hormônios que produzem sensação de relaxamento cerebral, que por sua vez induz a formação de melatonina.

São eles:

L-theanine – aminoácido presente do chá verde e no chá preto. Estudos mostram que esse aminoácido contém propriedades que reduz o estresse físico e mental por induzir a atividade das ondas alfa no cérebro, além disso, aumenta a síntese de dopamina e serotonina. 1 xícara de chá é o necessário para esse efeito. O cuidado que se deve ter é o horário de tomar esse chá. Por conter cafeína, que faz o efeito contrário por ser estimulatório, deve-se tomar o chá verde ou chá preto até às 15:00h.

Passiflora incarnatafolhas do maracujá. As folhas contêm propriedades que são envolvidas na ativação dos receptores de gaba (ácido gama – aminobutírico), neurotrasmissor da via da serotonina. Esse mesmo mecanismo parece ocorrer com a valeriana e o mulungu – ervas usadas como indutores do sono.
Centella asiática – também ativa o gaba

Melissa officinalis – inibe a degradação do gaba

• Alimentos ricos em triptofano:

Ovo

Spirulina

Farinha de grão de bico

Banana

Semente de gergelim

Semente de girassol

Quinua

Amaranto

Cacau

• Alimentos ricos em melatonina (fitomelatonina)

Cereja

Aveia

Arroz integral

Fenugrego

Alimentos inibidores do sono (estimulatórios)

• Alimentos ricos em cafeína, como café, chá, refrigerantes do tipo cola

• Álcool

• Alimentos ricos em gordura

Importante dizer que para o triptofano ser utilizado na via da serotonina e não se perder para o músculo, o triptofano deve ser acompanhado com carboidrato. Sempre dê preferência aos carboidartos complexos.

Além disso, deve ser uma fonte constante no organismo e não ingerido somente no momento de relaxamento, e deve ser acompanhado de cofatores para formação de serotonina, como o ácido fólico, vitaminas B12, B6, zinco, magnésio e niacina.

Quando se fala de dificuldade para emagrecer, o sono é um fator que deve ser levado em consideração!

Pense nisso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *