É caro ser saudável?

Se você é daquelas pessoas que acham que para ser saudável é preciso gastar muito dinheiro, saiba que comer bem nada mais é do que ter uma alimentação balanceada e variada.

Ou seja, conseguir incluir em uma mesma refeição ingredientes de todos os grupos alimentares.

O segredo para quem quer emagrecer não está nos alimentos light ou diet, mas sim nas substituições feitas na sua dieta a fim de deixar o seu cardápio leve e muito mais saudável.

Comparado aos alimentos normais, os lights têm apenas 25% a menos de algum nutriente, mas isso não significa que eles sejam menos calóricos. Se o indivíduo tiver alguma patologia como diabetes, o consumo dos alimentos lights ou diet não deve ser substituído.

Agora, se o seu objetivo é emagrecer, é possível investir em uma alimentação balanceada sem desfalcar o bolso, ao contrário do que o senso comum indica.

É preciso lembrar que o que mais encarece o valor dos alimentos é o fato deles serem orgânicos e integrais, mas engana-se quem acha que esses elementos são vitais para o sucesso de uma dieta.

Para ter certeza de que está se alimentando da maneira correta, verifique se todos os grupos alimentares estão presentes no seu cardápio diário, ou seja, refeições que somadas contenham os grupos dos cereais, grãos ou leguminosas, frutas, carnes, leite e derivados.

Sabemos que os alimentos integrais são ricos em fibra, o que aumenta a sensação de saciedade e, de quebra, ainda possuem uma concentração maior de vitaminas e minerais, mas tudo isso pode ser dosado com a combinação certa.

Para driblar o custo desses alimentos, a dica é moderar nas quantidades e apostar nos complementos para garantir a quantidade de nutrientes necessários para o seu dia a dia.

Se você costuma comer pão no café da manhã, diminua a quantidade, então ao invés de comer duas fatias de pão de forma ou um pãozinho, prefira ingerir apenas uma fatia do pão convencional ou meio pão francês, completando a refeição com uma colher de sopa com algum tipo de fibra mais acessível, como é o caso da aveia, que é super barata e você pode salpicar por cima de alguma fruta picada ou iogurte.

Já para os que preferem as comidas industrializadas por ter maior durabilidade, lembre-se que elas possuem mais sódio do que os alimentos comuns, o que pode colaborar para o aumento da pressão arterial e retenção de líquido.

Agora, se a questão é o seu paladar, é só adaptar tanto o paladar quanto a sua rotina de compras semanais. Usar os alimentos que estragam com mais facilidade primeiro ou procurar trocá-los por ingredientes menos perecíveis, como a alface que pode ser substituída pela acelga, se você achar que não irá consumir as folhas em tempo de murcharem.

Quer sair do supermercado sem esvaziar totalmente a carteira? Na feira ou mercado, o ideal é optar pelas frutas, verduras e legumes da estação, pois são mais baratos e saborosos.

Na hora de escolher a carne, não se atenha às idéias pré-concebidas, saia da idéia de que apenas as carnes vermelhas e o frango podem estar presentes no seu dia a dia, alguns peixes também possuem o preço bem acessível. Não é porque você vai comer peixe que ele tem que ser salmão. Peixes como a sardinha, por exemplo, são ótimas fonte de proteínas e ômega 3, o que protege o seu coração das doenças cardíacas.

Fonte: texto adaptado do Cyber Diet

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