Efeito antiobesidade do cálcio

O cálcio está relacionado com o controle do peso corporal da seguinte forma: o aumento do consumo de cálcio diminui o hormônio da paratireóide (PTH) e a vitamina D, substâncias essas que reduzem a concentração de cálcio dentro da célula facilitando a quebra de gordura corporal, e auxiliando o emagrecimento. Assim como o contrário é verdadeiro, a deficiência de cálcio pode levar a formação de gordura corporal.

De acordo com um estudo conduzido por Zemel et al, a região do corpo em que há maior perda de gordura com dietas ricas em cálcio é a região do tronco, formada pelo abdômen e peitoral. A perda de gordura nessa região do corpo com uma dieta hipocalórica foi de 19%, e o resultado após a mesma dieta com cálcio suplementado foi de 50%. Houve ainda uma maior perda quando o cálcio foi obtido através da ingestão de laticínios (66%).                                                                                                                          

Algumas dicas para aumentar o consumo e a absorção de cálcio:

– Diminuir a ingestão de sal: cada 500mg de sódio, excretam 10mg de cálcio e 1g de sódio excreta de 20 a 40 mg de cálcio.

– Não consuma proteínas em excesso: cada grama de proteína excreta ,75mg de cálcio.

– Cuidado com o excesso de gordura: pode aumentar excreção de cálcio.

Excesso de cafeína: diminui a retenção de cálcio no organismo de pessoas com dieta pobre em cálcio e aumenta a excreção de cálcio em mulheres na menopausa.

– Evitar ingerir fontes de cálcio com excesso de ferro porque estes nutrientes interagem entre si, diminuindo a absorção do cálcio.

– Evitar consumir fontes de oxalato, por exemplo, o chocolate, no mesmo horário que as fontes de cálcio, pois eles se ligam e são excretados nas fezes, diminuindo seu aproveitamento.

– Tenha uma alimentação equilibrada, pois a ação em conjunto dos nutrientes é que vai fazer o cálcio ser bem aproveitado e realizar suas funções.

– Se exponha ao sol de 10 minutos a 15 minutos por dia (com roupa!), fácil não é! A vitamina D produzida pela luz solar aparece como coadjuvante para o bom aproveitamento do cálcio no corpo. Essa vitamina ajuda na absorção do mineral pelo intestino.

As principais fontes de cálcio são: gergelim, queijo minas frescal, iogurte e leite desnatados, soja, vegetais folhosos verde-escuros (couve, espinafre), brócolis, tofu entre outros. Você ainda pode conhecer outras dicas através do tratamento ortomolecular.

Quantidade Energia (Kcal) Carboidrato (g) Proteína (g) Lipídios (g) Gordura Saturada (g) Colesterol (mg) Cálcio (mg)
100 g de leite integral 61,4 4,67 3,3 3,32 2,14 13,6 119,0
100 g de leite desnatado 41,9 4,79 3,3 1,07 0,66 4,00 123,0
1 copo americano cheio de leite integral 116,66 9,1 6,27 6,31 4,07 25,84 226,1
1 copo americano cheio de leite desnatado 79,61 9,1 6,27 2,03 1,25 7,6 233,7

Fonte: Texto adaptado de VP – Nutrição Funcional

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