Elimine a retenção de líquido a partir de uma boa alimentação e perca peso

A retenção de líquido é um dos grandes dramas das pessoas que querem afinar a silhueta. Além de prejudicar a saúde, o inchaço arrasta o ponteiro da balança para cima.

Ter uma alimentação errada é o ponto de partida para aumentar o problema. Veja algumas medidas espertas para acabar com o inchaço:

Evite usar roupas muito apertadas, pois elas fazem a compressão das veias e impedem o retorno venoso do sangue, aumentando o inchaço;

Evite passar muito tempo na mesma posição. Ficar sentado por muitas horas seguidas, por exemplo. Quem se mexe, faz atividades físicas, elimina líquido, enquanto quem fica parado, acumula água;

Modere nas leguminosas, que fermentam e provocam gases, dilatando o abdômen. Especialmente feijão, lentilha, ervilha e milho;

Invista em folhas cruas e cereais integrais – ricos em fibras, dão saciedade e ajudam no bom funcionamento do intestino;

Evite combinar massa e carne na mesma refeição, pois a dupla dificulta a digestão e favorece o efeito estufa no abdômen por conta dos gases;

– Continue temperando os pratos com limão, ervas e pouco sal. Lembre-se de que é o excesso de sódio que faz o corpo reter líquido e ficar com o aspecto inchado.

– Consuma sucos desintoxicantes com freqüência. Uma boa receita é misturar água-de-coco com 1/2 pepino ou 1/2 cenoura. A bebida hidrata e ajuda o organismo a eliminar toxinas.

Sucos que podem te ajudar. Evite usar açúcar e adoçantes.

Mix de frutas
. 1/2 copo de suco de laranja
. 1/2 maçã
. 1/2 fatia de melão
. 1/2 pêra
. 01 colher (chá) de gengibre ralado
. Gelo a vontade

– Alguns chás também podem ajudar. Prepare o chá com uma, duas ou no máximo 03 ervas. Beba uma xícara antes das refeições:

Salsaparrilha (Smilax SP): diurética e depurativa ajuda a eliminar os metais pesados.

Dente-de-leão (Taraxacum officinale): tem ação diurética e melhora o funcionamento do intestino.

Capim-limão (Cymbopogon citratus): facilita a digestão e reduz a retenção de líquidos.

Alecrim (Rosmarinus officinalis): ativa a circulação e combate os radicais livres.

Hibisco (Hibiscus sabdariffa L.): diurético e antioxidante

Alimentos que só fazem atrapalhar na eliminação desses líquidos acumulados.
– Repolho, couve, couve-flor, batata-doce, leite. Provocam a sensação de inchaço, pois eles fermentam em seu organismo provocando gases.
– Alimentos com cafeína, como Café, chá mate, guaraná, achocolatado.
– Frituras, ketchup e mostarda, só fazem atrapalhar, em tudo.
– Doces, além de engordar, produzem mais toxinas no organismo.

– Embutidos (salame, mortadela) e carnes como bacalhau e carne-seca, por terem muito sal, e enlatados, devido aos conservantes.

Com uma dieta bem balanceada você pode evitar todos esses males!

Juliana Castilho

Nutricionista Clinlife

CRN 4524

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *