Eliminou o peso que queria. E, agora?

Você fez tudo o que sempre ouviu que deveria ser feito para eliminar peso, reduziu a quantidade de comida e as calorias da sua dieta, bebeu bastante líquido, praticou atividade física regularmente e enfim, conquistou o corpo tão desejado. Agora o que fazer para mantê-lo?

A manutenção de peso, além de ser importante para manter o corpo magro, é essencial para a saúde e reduz o risco de doenças como colesterol, triglicérides, hipertensão, diabetes, doenças do coração, etc.

A maioria das pessoas encontra nessa fase as maiores dificuldades. É comum depois de atingido o objetivo dar uma relaxada na dieta e achar que agora tudo volta a ser “permitido”, e aí é que está o problema.

Entender o que acontece no nosso corpo quando adquirimos quilinhos extras, ajuda a compreender a importância de ter uma alimentação saudável mesmo depois de ter emagrecido.

Quando você se alimenta de forma incorreta e acaba adquirindo peso, as células de gordura incham, chegando a ficar seis vezes maior que o tamanho original. São estas células de gordura “cheias”, que multiplicadas, aumentam os depósitos de gordura corporal.

Por mais que você emagreça, as células de gordura adquiridas quando se ganha peso não morrem ou desaparecem, elas apenas encolhem. Estas células te acompanham pelo resto da vida e ficam só esperando uma oportunidade ou um descuido seu para voltarem a inchar e se multiplicar.

O tipo de dieta que você segue para reduzir o peso, será um dos fatores mais importante para determinar o sucesso da manutenção do seu peso a longo prazo. Ter consciência de que é necessário mudar hábitos alimentares e estilo de vida para se manter magro e saudável, é o primeiro passo.

Por isso, o ideal é eliminar peso através de um processo de reeducação alimentar. Quando você aprende que o segredo é escolher alimentos corretos, equilibrar a dieta, praticar atividade física regularmente e beber bastante líquido, fica mais fácil se convencer da importância de adotar esses hábitos saudáveis por toda a sua vida.

Além de eliminar peso, vai prevenir certas doenças, contribuir para o seu bem-estar e para um melhor funcionamento do seu organismo, o que resulta em qualidade de vida.

Com o passar do tempo o seu organismo se adapta aos novos hábitos adquiridos e você verá que poderá comer de tudo, em quantidade e frequência adequada e se sentirá satisfeito.

Algumas dicas são básicas para ter uma alimentação saudável: não fique muito tempo sem se alimentar, procure comer de 03 em 03 horas, consuma frutas, verduras e legumes diariamente, pratique atividade física e não consuma sempre os mesmo alimentos. Variar o cardápio é essencial para manter o estímulo.

Com a incorporação desses hábitos saudáveis, a difícil tarefa de manter o peso se torna bem mais amena e agradável.

Alcimara Macieira

Nutricionista – Clinlife

CRN: 4284

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *