Emagrecer ou engordar: a escolha é sua

“Eu estou acima do peso, eu estou tão gorda, eu estou assustada, eu não vou mais comer para não engordar!

Estas são algumas reclamações de que normalmente fazemos no dia a dia ou até ouvimos de pessoas próximas a nós. Arriscaria dizer que cada um está em busca de uma figura magra e visualmente bonita.

Talvez todas as pessoas queiram emagrecer, mas como? Alguns vão para academias e fazem muitos exercícios ou ainda há aqueles que buscam usar apenas de remédios para emagrecer.

As pessoas, principalmente as mulheres, muitas vezes pulam as refeições na esperança de emagrecer mais rápido. Pelo contrário, quanto mais tempo sem comer, maior será a mordida na próxima refeição.

Em vez de se concentrar somente na perda de peso, devemos tentar nos concentrar no valor nutritivo dos alimentos ou escolhas alimentares inteligentes e, acima de tudo em pequenas porções de comida.

E é muito importante estar em movimento, realizar atividades já que as maiores partes do tempo estão sentadas ou deitadas, esperando o milagre do emagrecimento acontecer.

Ir andando para o trabalho iria definitivamente ajudar a reduzir o excesso de medidas de forma mais eficaz. Agora se você  é daqueles que só ficam sentados o tempo todo no trabalho e sempre pede a alguém que faça algo por você, porque não VOCÊ MESMO PARA FAZER?

Acorde mais cedo e vá caminhar. Atividades físicas ativam o processo metabólico do corpo e queima gordura acumulada em um ritmo muito rápido. Se associada com atividade muscular com aumento de massa magra você manterá o metabolismo mais ativo.

Faça do emagrecimento, o objetivo de desenvolver um hábito saudável não apenas para perder peso, mas buscando qualidade de vida e longevidade no processo de envelhecimento. Assim você irá emagrecer gradativamente e sem preocupação com o retorno de tudo normalmente.

Coma pelo menos cinco porções de frutas e legumes por dia. Frutas e verduras contém grande quantidade de vitaminas, minerais e fibras e estão desprovidos de gordura. Eles são na sua maioria de baixo teor calórico e  podem também ajudar a reforçar a sua imunidade.

Alimente-se de 3 em 3 horas, com pequenos lanchinhos nos intervalos, faça a ingestão de pelo menos 2 litros de água diariamente, dê preferência a alimentos termogênicos que ajudam na aceleração do metabolismo.

Busque incluir na sua alimentação os alimentos integrais com maior teor de fibra o que auxiliará na saciedade, na absorção dos alimentos e no processo de emagrecimento.

Agora se a sua dieta for muito restrita e por um período muito longo, pode ser difícil para o organismo de lidar com a deficiência nutricional. Assim, coma alimentos nutritivos mas sob orientação nutricional.

Não gaste horas fantasiando no sofá como seria bom ser magro, faça acontecer! Vamos faça a sua escolha

Alcimara Macieira

Nutricionista – Clinlife

CRN: 4284

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