EMAGRECER: Será que cortar apenas o açúcar, resolve? E os outros nutrientes… Vale lembrar do SAL!

O açúcar sempre foi apontado como inimigo da dieta, mas evidência científica vem mostrando que ele não é o único vilão: O excesso de sal (cloreto de sódio – sal de cozinha) também pode ajudar a ganhar peso.

Todo mundo sabe que exagerar nos carboidratos simples (doces) ou complexos (massas, pães) facilita o ganho de peso. O que pouca gente imagina é que o excesso de sal também pode resultar em quilos a mais.

Mesmo assim muitos processos do nosso organismo requerem sal, ou sódio, um mineral essencial. O sal ajuda a equilibrar os açúcares no sangue, auxilia no desempenho das células, participa no processo de absorção de nutrientes no intestino e regula o equilíbrio de fluidos e eletrólitos em nosso corpo.

No entanto, o excesso de sal também pode desequilibrar muitas das nossas funções corporais também, resultando em uma série de consequências adversas, incluindo ganho de peso.

As hipóteses para explicar essa associação entre sal e ganho de peso são várias. Mas uma das razões seria o aumento da sede causado pelo excesso de sódio, que favoreceria o consumo de bebidas mais açucaradas para compensar.

Outra hipótese é a de que tanto os níveis de sal acima do adequado quanto o aumento de peso teriam a mesma origem: O consumo excessivo de comidas processadas, reconhecidas por serem ao mesmo tempo muito calóricas e por terem grandes doses de sódio.

Muito sal sinaliza para o corpo a necessidade de reter mais água. A água ajuda o corpo a absorver o excesso de sódio e nivela a quantia da substância no organismo ao despachá-la.

No entanto, a ingestão elevada e constante de sal nunca permite que este mecanismo natural de “despacho” aconteça, ou, pelo menos, o diminui significativamente. Isto resulta num ganho de peso sob a forma de acúmulo de líquidos (fluidos), não gordura.

Há mais desvantagens para a saúde se ingerir muito sal, do que vantagens. O alto teor salino pode causar aumento da pressão arterial (hipertensão), que por sua vez irá estressar o sistema cardiovascular do corpo.

Muito sal também pode interferir com a função renal e digestiva, resultando em ainda mais o ganho de peso e, possivelmente, graves problemas de saúde por excesso de acúmulo de toxinas no corpo.

Fique atento se sua ingestão diária não esta ultrapassando a recomendação de 2,3mg ou uma colher de chá de sódio o que pode estar dificultando seu processo de perda de peso.

 

Alcimara Macieira

Nutricionista – CRN 4284

Clinlife

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