Emagrecer sim no inverno!

 

Basta esfriar para nosso apetite aumentar, né? Essa é uma das razões que explicam a tendência há engordar nos meses mais frios do ano. Sentimos mais fome no inverno porque nosso organismo precisa de mais energia para manter a mesma temperatura interna, próxima aos 37 graus.

Mas, com persistência, você pode atravessar os meses do outono e do inverno sem engordar ou até mesmo conseguir eliminar alguns quilos. Basta seguir nossas dicas para não ser pega pelas armadilhas do frio.

  • Faça sopas e outros alimentos substituindo margarina, queijo, leite e creme de leite pelas versões light. No lugar de batata, use legumes ricos em fibras, como abóbora e cenoura. E sempre troque a farinha branca pela integral.
  • Use chocolate amargo, leite desnatado e adoçante. Baunilha e canela dão sabor ao leite sem engordar. Abuse deles.
  • Misture as folhas cruas aos alimentos quentes. Para compensar a redução de salada, aumente a ingestão de verduras cozidas e sopas de legumes.
  • Além de se policiar para beber água, você pode tomar chá quente ao longo do dia. Varie os sabores, mas não coloque açúcar.
  • Pratos servidos bem quentes dão, nesta estação, a sensação de mais aconchego e saciedade. Adicione, para simular mais calorias no alimento, um ou mais temperos picantes, como pimenta vermelha, pimenta-do-reino, alecrim, manjerona, wasabi (usado no sashimi), gengibre, cebola, alho, limão, vinagre de vinho, vinagre comum, etc. Essas calorias se dissiparão em toda a massa corporal e não engordarão, embora, esquentando, exijam temporariamente, menos queima de combustível.

Quando a temperatura cai um pouquinho, as ondas de gripe e resfriado logo aparecem, não é mesmo? Para resistir ao assédio desses vírus, invista em alimentos que fortalecem as defesas internas. Veja alguns exemplos:

  • ALHO – Tem substancias que inibem os agentes infecciosos. Para se proteger misture-o à comida. Consumo mínimo diário: 2 dentes frescos.
  • NOZES, CARNES E FRUTOS DO MAR – Fornecem zinco, mineral que participa de vários processos corporais, entre eles a defesa contra infecções. Consumo mínimo diário: veja com sua nutricionista.
  • FRUTAS CÍTRICAS – São as melhores fontes de vitamina C, essencial para o sistema imunológico.Consumo mínimo diário: 1 kiwi ou 1 laranja ou 1 copo suco limão ou suco acerola.

 

Juliana Castilho

Nutricionista Clinlife

CRN 4524

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