Emagrecimento começa na mastigação!

Você sabia que o processo de emagrecimento começa já na mastigação e, se feita da maneira correta, pode até mesmo ajudar na manutenção do peso corporal?  Tão importante quanto ‘o que se come’, é a maneira ‘como se come’.

A boca é a porta de entrada dos alimentos e é nela que o processo de digestão tem início. Ou seja, não basta evitar os doces, frituras, refrigerantes e massas e dar preferência as frutas e verduras, é preciso comer de maneira correta.

Os dentes trituram a comida, deixando-a na textura adequada para chegar ao estômago e ser completamente digerida.

O ideal é que o alimento seja mastigado por volta de 20 a 30 vezes, de acordo com a textura e resistência do que está sendo ingerido. A mastigação provoca o envio de estímulos ao cérebro para que o centro da saciedade se manifeste e avise ao organismo o momento certo de encerrar a refeição. A mastigação lenta permite ao organismo se sentir saciado com menos quantidade de alimento.

A mastigação correta é o melhor medidor para controlar a quantidade de alimento que deve ser ingerido para suprir as necessidades energéticas do corpo sem excesso. O cérebro recebe estímulos gradativos para assimilar a ingestão de alimentos e poder enviar o aviso de saciedade. O sinal da saciedade surge a partir de um comando do córtex cerebral. Ao comer muito rápido e mastigar pouco, o ponto de satisfação se dará de modo errado, sobrecarregando e dilatando o estômago, além da comida não ficar bem triturada, dificultando a digestão. Além disso, a mastigação feita de forma correta ajuda a manter o peso, uma vez que a ingestão de alimentos é menor e a digestão melhor.

Para saber se você está mastigando os alimentos da maneira correta é importante lembrar que o alimento só deve ser engolido quando estiver totalmente triturado e ensalivado. As enzimas presentes na saliva já fazem parte do processo de digestão, principalmente com relação aos carboidratos. É necessário ainda mastigar de forma alternada, um pouco com o lado esquerdo e um pouco com o lado direito antes de engolir o bolo alimentar. Além disso, entre cada bocado mastigado e engolido é necessário fazer uma pequena pausa para dar início à nova mastigação.

Dica: experimente colocar o garfo e faca no prato entre cada garfada para desacelerar o ritmo da refeição.

Fonte: texto adaptado do site cyber diet.

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