Emagrecimento: os alimentos ajudam ou atrapalham no processo?

Na busca pelo peso ideal existem alimentos que podem auxiliar no processo de emagrecimento de maneira saudável e não invasiva, as funções desses alimentos são variadas, indo de um aumento do metabolismo a uma diminuição na absorção de gorduras e açúcares entre outros benefícios.

A seguir apresento uma lista com os principais alimentos que servem de aliados para quem busca o corpo ideal.

CEREAIS INTEGRAIS: dão uma sensação de saciedade, evitando assim exageros à mesa. Auxiliam também na regulação do intestino, prevenindo prisões de ventre e diminuem as taxas de colesterol no organismo.

AVEIA: Prolonga a sensação de saciedade, regula as funções intestinais e diminui a taxa de absorção de gordura pelo organismo.

ARROZ INTEGRAL: auxilia na redução da taxa de absorção de gorduras pelo organismo.

SEMENTE DE CHIA: as sementes retardam a fome pelo fato de incharem ao entrarem em contato com a água no estômago, protegendo também o sistema digestivo.

CENOURA: auxilia no aumento da taxa metabólica, eliminação de líquidos e resíduos pelo organismo e possui função antioxidante.

ALFACE: auxilia na diminuição de líquidos do organismo.

COUVE: Auxilia na limpeza do intestino e protege o sistema hepático dos efeitos perniciosos do álcool.

CHÁ VERDE: auxilia na aceleração do metabolismo.

CAMOMILA: chá auxilia no controle da ansiedade e do estresse, os grandes responsáveis pelos excessos na dieta, em geral pelos doces.

MELANCIA: possui efeito diurético, auxiliando na eliminação de líquidos.

KIWI: auxilia na redução do inchaço causado pela retenção de líquidos do organismo, provenientes em geral do consumo exagerado de sódio.

ABACAXI: auxilia na eliminação de líquidos, digestão das proteínas, controla os níveis de colesterol e auxilia na reconstrução dos tecidos.

Vale ressaltar a necessidade de uma rotina de exercícios físicos combinada com uma dieta equilibrada, trarão resultados efetivos. E o mais importante é destacar que alimentar-se bem não significa comer muito e muito menos comer pouco ou sentir fome.  Uma alimentação variada é sempre a solução mais indicada quando se pretende viver bem.

Alcimara Macieira

Nutrcionista Clinlife

CRN 4284

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *