Envelhecer com saúde

É muito comum ouvirmos falar sobre as conseqüências do envelhecimento para a saúde humana. Atualmente, temos bastante informação acerca dos fatores que influenciam a saúde e o bem-estar ao longo dos anos. Fala-se muito em alimentação saudável, atividade física, fugir do estresse, dentre outros. Mas será que são apenas estes fatores?

A resposta é “NÂO”. Envelhecer com qualidade de vida depende 25% da genética e 75% do estilo de vida, mas depende também de nos beneficiarmos do conhecimento da medicina preventiva.

Poder envelhecer sem perder a qualidade para exercer as atividades de vida diária em sua plenitude depende da mudança de hábitos e também de estar em dia com a saúde, submetendo-se a uma rotina completa de exames que avaliem os fatores que aceleram o envelhecimento.  O objetivo deste cuidado é manter a capacidade de gerenciar a própria vida sem as limitações que doenças crônicas advindas do envelhecimento impõem sobre a saúde e impedem esta capacidade.

Além disto, também é preciso beneficiar-se de atividades que estimulem o cérebro a avançar no raciocínio, memória e aprendizagem. Atividades físicas, além de contribuírem para o organismo todo também atuam na capacidade mental tornando mais lento o declínio intelectual atrelado à idade.

 Previna-se e envelheça com saúde!

 Ericka Heringer Santos

 Psicóloga Clinlife

CRP 30205/04

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *