Escolha manter a silhueta nas festas de fim de ano

Quer estar preparada (o) para encarar as festas de final de ano e também o verão?

Alguns alimentos podem ser fortes aliados ajudando a  manter a silhueta.

Seguem alguns:

Frutas, legumes e verduras, além de saborosas e nutritivas, têm calorias negativas, ajudam no processo digestivo e atuam no metabolismo.

Frutas com alto índice glicêmico, como manga, mamão e abacate devem ser substituídas pelas cítricas, que “ajudam” a queimar calorias, como melão, melancia, tangerina.

– Fim de ano a mesa fica farta de pratos elaborados e conseqüentemente bastante calóricos, então tenha uma REGRA BÁSICA – POUCO ÓLEO PARA COZINHAR: Óleos de milho, canola, girassol são menos calóricos que os de soja. Mesmo assim, quanto menos, melhor. Prefira os grelhados ás frituras e, para o tempero de saladas, use os azeites.

– O mesmo falado acima vale para os doces e sobremesas! CORTE O AÇÚCAR: Evite o consumo de balas, chocolates, mel, bolo, tortas, geléias, leite condensado, sorvetes, … porque essas guloseimas possuem mais açúcar do que nutrientes. Entretanto corte esses alimentos com calma. Nada adiantará evitar chocolate durante um mês e depois num ataque de compulsão, devorar uma caixa de bombons.

Mantenha o foco da sua dieta! Não dê férias para os bons hábitos!

– CONSUMA ÁGUA EM ABUNDÂNCIA:  cerca de 2 litros de água diariamente (8 copos) e o importante é que se beba água antes de sentir sede, porque quando a sede chega é sinal que o corpo já está desidratado. Só evite o consumo de água juntamente com as refeições, já que os alimentos consumidos por si só provocam uma dilatação gástrica, que pode aumentar com o excesso de líquido e atrapalhar a digestão.

Utilize alimentos diuréticos na sua rotina diária. Durante o dia alterne os chás como os de hibisco, hortelã, cavalinha. Prefira frutas que aumentem a diurese como: melancia, melão, abacaxi, pêra, morango, maçã, maracujá. Lembre-se que a retenção de líquidos pode causar cansaço nas pernas e nos pés, bem como inchaço, aumento de celulite e a sensação de ganho de peso, fazendo o corpo perder a silhueta.

Mantendo o controle durante o natal e reveillon evita-se O EFEITO SANFONA: neste período em que a oferta de alimentos calóricos é abundante é o momento de exercitar seu poder de escolha a favor da sua saúde! Também sirva-se de pequenas porções e faça escolhas – “de tudo um pouquinho”.

Não fique beliscando, tente não repetir o prato e tenha consciência do que você consome. Se abusar muito, dê uma reduzida depois. Assim você não engorda e passa as festividades mantendo o peso.

Déborah Pessoa

Nutricionista Clinlife

CRN6854

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