Esteatose Hepática

A esteatose hepática é o acúmulo de gordura no fígado e está muito relacionado com sobrepeso e obesidade ou com os maus hábitos alimentares e sedentarismo. Quando muito grave, ou seja, quando a gordura no fígado ultrapassa mais que 10% do peso hepático, maior o risco de desenvolver alguma lesão no fígado.

Essa gordura, em excesso e por muito tempo, causa uma inflamação nas células do fígado, que se agrava e pode evoluir para cirrose. No início, não há sintomas aparente e o diagnóstico pode ser feito através de exames de sangue ou ultrassonografias.

É muito comum a esteatose hepática em pessoas que fazem uso abusivo de bebidas alcoólicas. Pode também aparecer em pessoas magras e sem histórico de outros problemas de saúde.

 

PROTEJA SEU FÍGADO!

 

Perca peso. O excesso de peso é uma das principais causas de esteatose hepática. A gordura acumulada, principalmente, na região do abdômen, é uma das mais perigosas podendo desenvolver doenças cardiovasculares como infarto e AVC (acidente vascular cerebral).

Tenha uma alimentação saudável. A alimentação é a chave para ter saúde e viver bem. Fracione suas refeições evitando o jejum prolongado, consuma mais fibras (frutas, verduras, alimentos integrais), beba água e evite doces, frituras e refrigerantes.

Faça atividades físicas. Se exercite regularmente. Além de auxiliar na perda de peso, proporciona bem estar e melhora a circulação.

Controle a sua glicemia. A diabetes e resistência à insulina também é uma das causas da esteatose hepática. O consumo excessivo de carboidratos refinados (pão de farinha branca, açúcar, arroz e macarrão) vira gordura no nosso organismo e podem prejudicar também a função hepática.

Evite álcool e substâncias que possam causar danos no fígado. O álcool é o vilão para o acúmulo de gordura no fígado. Evite também medicações e chás comprados sem orientação de médico ou nutricionista.

 

 

CUIDE DA SUA SAÚDE, CUIDE DE VOCÊ!

 

 

Christiane Rocha Veloso

Nutricionista da Clinlife

CRN/MG 8158

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *